Pres. IFAP considera 700M € insuficientes e diz que “vamos ter de encontrar novas formas de financiamento para alavancar a agricultura”

Pres. IFAP considera 700M € insuficientes e diz que “vamos ter de encontrar novas formas de financiamento para alavancar a agricultura”

[Fonte: Rádio Campanário] A agricultura é um dos setores base do Alentejo, contribuindo com postos de trabalho e sendo uma das ‘alavancas’ da economia regional e nacional.

Recentemente têm sido anunciados 700 milhões de euros de investimento para o próximo programa, foi neste sentido que a Rádio Campanário procurou saber junto de Pedro Ribeiro (presidente do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas), qual o ponto de situação do setor relativamente a financiamentos e quais as soluções a adotar caso se verifique uma situação penalizadora para o setor.

Pedro Ribeiro começa por referir aos microfones da RC que “o próximo programa ainda está em negociações na Comissão Europeia”, no entanto “as propostas que foram feitas são penalizadoras para Portugal”.

O presidente do IFAP revela que “o governo português tem mantido uma posição firme relativamente ao caso”.

A Rádio Campanário questionou Pedro Ribeiro sobre o que se pode fazer com 700 milhões de euros, considerando que “pode-se fazer muita coisa”, mas para isso “vamos ter de encontrar novas formas de financiamento que possam alavancar o setor”, tal como “rentabilizar o que temos ao nosso dispor da melhor forma possível”.

Comente este artigo
Anterior Este ano “não haverá com certeza problemas de abastecimento público, e de regadio serão apenas pontuais”, garante à RC dir. reg. de Agricultura
Próximo Governo dos Açores apoia o desenvolvimento do setor vitivinícola

Artigos relacionados

Cotações ES

Vacuno: año nuevo, precios sin apenas cambios

[Fonte: Agropopular – Cotações]

Los precios del vacuno de carne arrancaron el nuevo año con repeticiones casi generalizadas en las principales lonjas y mercados nacionales.
Según la Lonja de Binéfar (Huesca) venimos de unos días festivos y, […]

Nacional

Alerta – Doença Grave das Plantas – Xylella fastidiosa. Gaia distribui informação à população

[Fonte: Agricultura e Mar]
“Alerta – Doença Grave das Plantas – Xylella fastidiosa”, é este o título do folheto que os munícipes de Vila Nova de Gaia estão a receber em casa juntamente com a factura da água.
Em causa uma bactéria que pode estar associada a 58 espécies/géneros de plantas, […]

Últimas

Pedrógão Grande: Bombeiros de Figueiró dos Vinhos criticam zonas sem cobertura do SIRESP

Figueiró dos Vinhos, Leiria, 27 jun (Lusa) – O comandante dos Bombeiros de Figueiró dos Vinhos afirmou hoje que, desde que o SIRESP foi criado, que se alertou para falta de cobertura da rede em determinadas zonas daquele concelho do distrito de Leiria, situação que nunca foi retificada. […]