É mais uma medalha de Ouro conquistada por um espumante Terras do Demo, produzido pela Cooperativa Agrícola do Távora, em Moimenta da Beira. Foi ganha lá do outro lado do mundo, no país do sol nascente, na 6ª edição do “Sakura – Japan Women’s Wine Awards 2019”, a maior competição internacional de vinhos do Japão, criada com o objetivo de desenvolver o mercado de vinhos no país, encontrando néctares vínicos para a culinária japonesa (mais de 100 milhões de consumidores) e envolvendo mais mulheres japonesas no comércio de vinhos. Já em 2015, um Terras do Demo, mas da casta malvasia fina, havia conquistado um primeiro lugar neste certame.
A medalha de Ouro foi alcançada por um Terras do Demo, casta Touriga Nacional de 2017 (rosé), em prova cega, entre 4.326 marcas de vinho de 34 países de todo o mundo. A avaliação de degustação, realizada no Hotel Gajoen, em Tóquio, a capital japonesa, decorreu nos dias 29 e 30 de janeiro de 2019, e foi feita por 530 profissionais do sexo feminino da indústria do vinho.
O espumante rosé, afirmam os críticos, tem aspeto límpido e bolha fina e persistente. E, no nariz, apresenta um aroma intenso, primoroso e floral, com um paladar fresco e muito frutado, com um longo final. É sugerido, ainda pelos críticos, para o acompanhamento de mariscos, ostras, peixes e aves de carnes brancas.