A medida afectará o trabalho ao ar livre, como a limpeza de ruas e a agricultura. A medida faz parte de um pacote que o Governo espanhol vai aprovar esta quinta-feira em reacção a uma seca prolongada.
A Espanha vai proibir alguns trabalhos ao ar livre durante condições de calor extremo, disse a ministra do Trabalho, Yolanda Diaz, na quarta-feira, uma vez que o país enfrenta temperaturas elevadas com mais frequência devido às alterações climáticas. A proibição será aplicada quando a agência meteorológica nacional AEMET emitir um alerta sobre um risco grave ou extremo de temperaturas elevadas. Em Portugal, não há legislação específica relativas ao calor, mas existe um enquadramento normativo que obriga os empregadores a zelar pela saúde e segurança dos seus trabalhadores.
A medida afectará o trabalho ao ar livre, como a limpeza de ruas e a agricultura, acrescentou o ministério do Trabalho.”Já assistimos a muitos episódios, certamente muito graves, na limpeza e recolha de resíduos, em que os trabalhadores morreram devido a golpes de calor”, disse Diaz aos jornalistas.
As alterações climáticas já estão a afectar as pessoas, pelo que o governo tem de agir, afirmou ainda. A medida faz parte de um pacote que o governo liderado pelos socialistas vai aprovar na quinta-feira em reacção a uma seca prolongada que atinge actualmente algumas regiões de Espanha.
Para se adaptarem ao calor, algumas regiões, como o sul da Andaluzia ou Madrid, já […]