Há cerca de dois anos atras, o Pais olhava ainda com grandes reservas para a dessaliniza ao como forma de mitigar o problema das cada vez mais frequentes secas. A agudiza ao da alteração ao climática, a ameaça a que começava a representar para o turismo do Sul do País e a pressão temporal relativa ao uso dos fundos do PRR fez com que a estão Algarvia passasse a ser encarada como inevitável embora ate então não se falasse da extensão deste conceito a outras localizações do nosso territ6rio .
Em boa hora a AHSA colocou a ideia de uma Dessalinizadora em Odemira na mesa do Governo mostrando a evidencia que a riqueza e bem estar que hoje são produzidos no Perímetro de Rega do Mira não teriam futuro se nada de estrutural fosse feito.
Contactado um dos mais competentes consultores israelitas nestas matérias e graças a disponibilidade dos nossos associados para financiar o estudo, lançamos mãos à obra.
Na passada semana fomos visitados pela empresa ADAN que aqui veio para entender o prop6sito, recolher dados e visitar localizações possíveis.
Lançámos pois as bases de um estudo prévio de viabilidade que se prevê concluído dentro de 4 meses.
Assumindo uma avaliação positiva, será então altura de o apresentar as varias entidades competentes. O estudo será naturalmente acompanhado de um piano de financiamento suficientemente atrativo para quem invista, mas com preços de agua competitivos que tornem esse recurso disponível para o maior numero de utilizadores possível.
Luís Mesquita Dias
Presidente da Direção
Fonte: AHSA