Para ajudar os portugueses a iniciarem a sua jornada pela sustentabilidade, a ZERO, em parceria com o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., que tem por missão a execução de uma política integrada e descentralizada para as áreas do desporto e da juventude, em estreita colaboração com entes públicos e privados, designadamente com organismos desportivos, associações juvenis, estudantis e autarquias locais, lança hoje o ECOntigo (https://econtigo.pt/), um portal que pretende ser a plataforma de referência de sustentabilidade para o país e construir uma comunidade colaborativa de pessoas com vontade de ter um impacto positivo no ambiente que os rodeia. Dos problemas para as soluções, o projeto ECOntigo (https://econtigo.pt/) surge da ideia vencedora do Orçamento Participativo Jovem Portugal de 2019, desenvolvida por Filipa Silva, que na sua exploração pelo mundo da sustentabilidade sentiu que faltava uma ferramenta que permitisse às pessoas encontrar informação simples, organizada, sobre diferentes temáticas da sustentabilidade num sítio só, e ajudá-las a focarem-se nas soluções e não nos problemas. Esta ferramenta, o ECOntigo, é uma plataforma que divulga soluções, iniciativas e projetos no nosso país que já estão a fazer a diferença por um futuro melhor. Esta plataforma pretende facilitar às pessoas a mudança para um consumo e hábitos de vida mais conscientes promovendo uma economia sustentável, justa e circular. Inspirada pelo documentário Demain e pela série portuguesa É Pr’a Amanhã, pela Rede Convergir e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Filipa Silva idealizou uma ideia que foi agora implementada em parceria com a ZERO e financiada pelo IPDJ.
Inspiração, conselhos e recursos num só portal para um impacto positivo na comunidade e no país
ECOntigo é a plataforma para começar a jornada pela sustentabilidade e que permitirá:
- Diagnosticar: através de uma calculadora da pegada ecológica, os utilizadores poderão calcular os seus impactos e aprender como reduzi-los.
- Desafiar: através de uma série de desafios que foram criados para que os utilizadores, que decidam escolher aceitar, possam reduzir o seu impacto no ambiente.
- Conectar: num mapa em constante evolução, os utilizadores encontrarão projetos sustentáveis por todo o país para se inspirarem por quem já faz a diferença, e são convidados a adicionar outros projetos que conheçam. Ao mapa, será adicionada a possibilidade de navegar por várias categorias da sustentabilidade para descobrir o que já se faz em Portugal. Permitindo aos utilizadores descobrirem projetos que os podem inspirar e quem sabe replicar, e também descobrir que iniciativas existem perto de si e a quem se podem juntar e colaborar dando mais força aos projetos.
- Inspirar: os utilizadores deste website podem descobrir projetos que os inspirem, quer por área temática, quer por região geográfica, e quem sabe replicar iniciativas ou projetos que existem noutros lugares do país, ou juntar-se e participar em movimentos que existem perto de si dando mais força aos projetos.
- Participar ativamente: pretende-se desenvolver uma comunidade de voluntários que, baseando-se nos valores da plataforma, ajude a construí-la. A comunidade poderá contribuir através da atualização do mapa e das informações no site e da criação de desafios.
Filipa Silva, mentora da ideia, acrescenta que “esta plataforma pretende, mais que tudo, ajudar as pessoas a passar à ação! Inspirar pela positiva, com propostas concretas, soluções e exemplos que já existem, unindo a população às iniciativas na sua zona, ou a replicar iniciativas ou projetos que existem noutros lugares do país.”
Fonte: ZERO