O Dia Mundial da Oliveira celebra-se no próximo domingo, 26 de novembro, e foi proclamado como tal em 2019, na 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO.
Há muito para aprender, partilhar e celebrar no Dia Mundial da Oliveira, e a UNESCO incentiva todos a assinalarem a data através de várias atividades, como debates, conferências, workshops, eventos culturais e apresentações ou exposições.
«A oliveira é, portanto, uma árvore universal, que acompanha a humanidade há milhares de anos, incorporando as suas aspirações; porque com a sua lendária longevidade e capacidade de elevar-se das suas cinzas, ela ultrapassa a miopia do momento: plantar uma oliveira e comer o seu fruto é juntar-se à cadeia da humanidade”, declara a Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay.
Em Portugal, o evento vai ser assinalado, por exemplo, pelo CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, com uma prova de azeites na sua sede em Moura. Consulte o evento aqui.
Já o município de Torres Novas, promove evento no Museu Agrícola de Riachos a partir das 15h30, que inclui palestras, prova de azeites, visita guiada ao museu e degustação de iguarias preparadas localmente. Saiba mais neste link.
A equipa portuguesa do projeto europeu OLIVE4ALL convidou várias entidades ligadas ao património olivícola de norte a sul do país para se juntarem a uma rede nacional de eventos comemorativos. Cinquenta e três entidades aderiram à proposta, estendendo-se esta rede às regiões do Norte, Centro e Alentejo. Conheça neste link a rede nacional de eventos comemorativos do Dia Mundial da Oliveira programados para dia 26, em todo o país.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.