Dois camiões de feno para os animais afetados pelos últimos incêndios e um novo apelo

Dois camiões de feno para os animais afetados pelos últimos incêndios e um novo apelo

A APROLEP-Associação dos Produtores de Leite de Portugal está a organizar o envio de mais dois camiões de rolos de feno para alimentar os animais das regiões afetadas por incêndios. O feno é oferecido por produtores de leite e encaminhado pela associação, consoante as ofertas que os agricultares fazem e as necessidades que tem conhecimento.

Um primeiro camião seguirá para a Pampilhosa da Serra, respondendo a um pedido da autarquia feito na semana passada para ajudar na alimentação de 150 pequenos ruminantes. O segundo camião seguirá para Vouzela, Viseu, para ajudar um colega produtor de leite e seus vizinhos que perderam todo o feno que tinham armazenado para os animais, além de algumas máquinas e construções.

Temos consciência que esta é uma pequena ajuda face à dimensão da tragédia dos incêndios que afetou Portugal, mas é a ajuda possível neste momento. Enquanto associação de produtores de leite não temos capacidade para atender a todos os pedidos ou encaminhar todas as ofertas que poderiam ser feitas se o pedido chegasse a todos os produtores. Nesse sentido, deixamos aqui um apelo a todas as organizações agrícolas, nomeadamente cooperativas, associações e confederações com capacidade logística, para organizarem a recolha de informação sobre as necessidades dos afetados e organizarem a recolha dos alimentos oferecidos por agricultores que estejam disponíveis para ajudar.

Reafirmamos que esta deve ser uma ajuda solidária de emergência e que o Governo deve disponibilizar em tempo útil o apoio de médio e longo prazo aos criadores afetados para recuperar a agropecuária local, de forma a manter o território rural vivo e livre de futuros incêndios.

A Direção da APROLEP

Comente este artigo
Anterior Faz hoje um ano que o Agroportal foi relançado
Próximo Marcelo exige ação a Costa e dá a palavra ao Parlamento

Artigos relacionados

Dossiers

Syngenta apresenta novo fungicida para olival Amistar Top

Amistar Top é o novo fungicida sistémico que a Syngenta lançou no mercado nacional, direccionado para a cultura do olival. Apresentado a 13 de Março no auditório da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA), […]

Últimas

NEWSLETTER IFAP – SETEMBRO 2019

NEWSLETTER IFAP – SETEMBRO 2019
90.ª edição da Newsletter IFAP já foi enviada. 
Subscreva gratuitamente a nossa Newsletter e periodicamente receberá […]

Sugeridas

Mau tempo: Agricultores do Mondego dizem que água poderá ficar meses nos campos

O presidente da cooperativa agrícola de Montemor-o-Velho diz que a água acumulada nos campos de cultivo do Baixo Mondego poderá ali ficar meses e antecipa prejuízos gravíssimos para o regadio pela areia arrastada pelo rio. […]