Dois camiões de feno para os animais afetados pelos últimos incêndios e um novo apelo

Dois camiões de feno para os animais afetados pelos últimos incêndios e um novo apelo

A APROLEP-Associação dos Produtores de Leite de Portugal está a organizar o envio de mais dois camiões de rolos de feno para alimentar os animais das regiões afetadas por incêndios. O feno é oferecido por produtores de leite e encaminhado pela associação, consoante as ofertas que os agricultares fazem e as necessidades que tem conhecimento.

Um primeiro camião seguirá para a Pampilhosa da Serra, respondendo a um pedido da autarquia feito na semana passada para ajudar na alimentação de 150 pequenos ruminantes. O segundo camião seguirá para Vouzela, Viseu, para ajudar um colega produtor de leite e seus vizinhos que perderam todo o feno que tinham armazenado para os animais, além de algumas máquinas e construções.

Temos consciência que esta é uma pequena ajuda face à dimensão da tragédia dos incêndios que afetou Portugal, mas é a ajuda possível neste momento. Enquanto associação de produtores de leite não temos capacidade para atender a todos os pedidos ou encaminhar todas as ofertas que poderiam ser feitas se o pedido chegasse a todos os produtores. Nesse sentido, deixamos aqui um apelo a todas as organizações agrícolas, nomeadamente cooperativas, associações e confederações com capacidade logística, para organizarem a recolha de informação sobre as necessidades dos afetados e organizarem a recolha dos alimentos oferecidos por agricultores que estejam disponíveis para ajudar.

Reafirmamos que esta deve ser uma ajuda solidária de emergência e que o Governo deve disponibilizar em tempo útil o apoio de médio e longo prazo aos criadores afetados para recuperar a agropecuária local, de forma a manter o território rural vivo e livre de futuros incêndios.

A Direção da APROLEP

Comente este artigo
Anterior Número de mortos nos incêndios sobe para 41, bebé está vivo
Próximo Marcelo exige ação a Costa e dá a palavra ao Parlamento

Artigos relacionados

Notícias Fitofarmacêuticos

Relatório do Controlo nacional de resíduos de pesticidas em produtos de origem vegetal

Procede-se à divulgação do Relatório do Controlo nacional de resíduos de pesticidas em produtos de origem vegetal – 2017. […]

Comunicados

SIMAB: Campanha “gosto do meu mercado” escolhe Belgrado para a celebração

[Fonte: SIMAB]
A União Internacional de Mercados (WUWM) escolheu a capital da Sérvia para o grande evento anual da campanha “Gosto do Meu Mercado”, que acontece a 16 de maio de 2019. A decisão foi agora tomada em sede de “committee meeting” da campanha, […]

Comunicados

CDS quer saber se está a ser aplicado algum plano de contenção relativo à Xylella fastidiosa

[Fonte: CDS]
Os deputados do CDS-PP Patrícia Fonseca, Ilda Araújo Novo e Hélder Amaral questionaram o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural na sequência da identificação de plantas portadoras de Xylella fastidiosa em Vila Nova de Gaia.
Na pergunta enviada à tutela, […]