Dia Mundial do Leite comemora-se a 1 de Junho

Dia Mundial do Leite comemora-se a 1 de Junho

O dia mundial do leite é comemorado a 1 de Junho. A data foi escolhida em 2001 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), com o objetivo de celebrar o consumo de lácteos pela população mundial.

Sabemos que o leite é uma excelente fonte de minerais, entre os quais o cálcio, o fósforo, o magnésio e o zinco. Contém ainda proteínas de elevada qualidade ou valor biológico (ricas em aminoácidos essenciais) e vitaminas (principalmente A e de complexo B).

Nunca foi tão importante falar da alimentação como hoje! O acesso à informação e desinformação está à distância de um simples “CLIC”. Quando surge uma dúvida, uma rápida pesquisa na Internet permite-nos obter, em espaço de segundos, muita informação, mas muitas vezes errada e que resulta de perceções distorcidas do que realmente acontece.

Paralelamente a este facto, cada vez mais as pessoas vivem em meios urbanos ou distantes da dinâmica do mundo rural, não tendo conhecimento do que acontece na agricultura.

Perante esta lacuna, surgiu o projeto “Leite é vida” que pretende APROXIMAR e DAR A CONHECER o que está por detrás de um copo de leite. Quem melhor que um agricultor para explicar o que faz e porquê que faz? Começámos por contactar ATL´s e centros de estudo e desafiamos a incluir as visitas às vacarias nas suas actividades de Verão.

Depois fomos mais ambiciosos, decidimos mostrar às escolas aquilo que fazemos nas nossas vacarias e juntar uma atividade de confeção e degustação de queijo fresco. Juntámos ainda umas deliciosas compotas e assim passaram 3 anos.

3 anos a dar a cara, a dar a conhecer o que fazemos, de forma transparente.
3 anos a combater a desinformação sobre os cuidados dos agricultores com os animais.
3 anos a mostrar que sem agricultura não há vida!
3 anos a mostrar que de facto “leite é vida”!

A equipa “Leite é vida”, em apenas três meses, deu a conhecer a 749 crianças e seus educadores o que está por detrás de um copo de leite. Abdicámos do nosso pouco tempo livre, madrugámos para ordenhar as vacas e estar nas escolas, por vezes distantes, às 10h da manhã. Pedimos ajuda a familiares para dar apoio aos nossos filhos, adiámos os nossos compromissos, mas o esforço dará os seus frutos.

O feedback é fantástico, as crianças e professores surpreendem-nos com os seus trabalhos sobre a atividade, esclarecemos dúvidas, desmistificámos mitos, aproximámos o mundo urbano do mundo rural.

Comunicar agricultura precisa-se!

O “leite é vida” é um projecto autónomo integrado e apoiado pela APROLEP. Para assinalar o Dia Mundial do Leite 2019 vamos organizar uma visita de estudo de 50 crianças à vacaria da família de José Augusto Ferreira, localizada em Carvalhal, Barcelos, na próxima sexta-feira, dia 31, às 10h00.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural .

Anterior El Fega publica una circular que determina los requisitos para el cobro del pago verde de la PAC 2019
Próximo Lusomorango pede melhores condições para mais de 2200 trabalhadores estrangeiros

Artigos relacionados

Dossiers

8.º Relatório Provisório de Incêndios Rurais: 1 de janeiro a 15 outubro

[Fonte: ICNF] A base de dados nacional de incêndios rurais regista, no período compreendido entre 1 de janeiro e 16 de outubro de 2019, […]

Nacional

Agricultores reagem: “as vacas não estão num arranha-céus onde se deposita comida”

A apresentação do roteiro para a Neutralidade Carbónica em 2050 foi um “momento de propaganda política” no qual o ministro abordou a necessidade de reduzir a produção pecuária, […]

Últimas

Stand do Algarve foi o «centro das atenções» na FITUR em Madrid

A presença do Algarve na FITUR, em Madrid, que decorreu entre 18 e 22 de Janeiro, deu «resultados bastante positivos» para o Algarve. […]