O Lidl exportou 192 mil toneladas de frutas e legumes nacionais desde 2014, e a partir da parceria com a Portugal Fresh, tendo exportado uma variedade superior a 30 artigos nacionais. Este ano, a parceria vai dar início à exportação de kiwi para a Alemanha.
De acordo com o comunicado de imprensa, esta parceria alcançou um crescimento de 584% na exportação de frutas e legumes nacionais de 2014 para 2024, com o ano passado a registar-se como o que atingiu o maior valor exportado. Foram exportadas 31 mil toneladas, possibilitando que 18 tipos diferentes frutas e legumes portugueses chegassem a oito países europeus: Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Irlanda, Polónia, Suécia, Luxemburgo.
Dos produtos exportados, destacam-se a Pera Rocha do Oeste DOP, com um total de 14 mil toneladas a serem exportadas para a Alemanha, Reino Unido, França, Irlanda, Polónia, Suécia, Espanha e Luxemburgo. O destaque vai também para a Laranja, como Citrino do Algarve IGP, com cerca de 6 mil toneladas exportadas e a Couve Coração, com 4 mil toneladas enviadas para outros mercados europeus.
Também as categorias de Frutos Vermelhos – Amoras, Framboesas e Mirtilos – registaram 2,5 mil toneladas de produtos exportados e de Frutas de Caroço – Ameixas, Nectarinas, Paraguaios e Pêssegos – com 2 mil toneladas exportadas.
Segundo a nota de imprensa, foram mais de 1.750 camiões Lidl que saíram de Portugal para a Europa, com o cabaz de frutas e legumes exportados a integrar ainda artigos como a Castanha, a Maçã, o Tomate, o Melão e a Melancia.
Os resultados da sua última campanha de exportação foram apresentados no âmbito da feira Fruit Logistica, a maior feira de frutas e legumes do mundo que decorre em Berlim, de 5 a 7 de fevereiro.
“Os bons resultados da campanha deste ano e da parceria que temos em conjunto com a Portugal Fresh, desde 2014, são o reflexo do compromisso do Lidl com os produtores nacionais. É para nós um orgulho poder levar a marca Portugal e a qualidade associada aos produtos portugueses aos mercados europeus onde estamos presentes, reforçando o nosso compromisso com o país e o nosso empenho com a produção nacional”, afirmou Jorge Pierre Silva, Diretor de Frutas e Legumes do Lidl Portugal.
Já para Gonçalo Santos Andrade, Presidente da Portugal Fresh, “parcerias como a que temos desenvolvido com o Lidl são fundamentais para fortalecer a presença dos produtos nacionais nos mercados internacionais, contribuindo para a valorização da nossa produção e para a dinamização do setor agrícola e alimentar em Portugal. A crescente procura por frutas, legumes e flores portugueses reflete não apenas a sua qualidade, mas também o esforço conjunto entre produtores e parceiros na expansão das exportações”.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.