Cristas quer apoios para agricultores se adaptarem às alterações climáticas

Cristas quer apoios para agricultores se adaptarem às alterações climáticas

“Temos de apoiar os agricultores, os produtores, em vários domínios, em vários investimentos, nomeadamente no pequeno armazenamento de água, pequenas charcas, com a irrigação eficiente”, defendeu a presidente do CDS-PP.

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, defendeu esta segunda-feira uma estratégia de adaptação às alterações climáticas na agricultura, que passe por apoiar os agricultores e produtores pecuários em investimentos para armazenamento de água.

“Entendemos que o tema do território e da água é um tema de prioridade de primeira linha na análise das alterações climáticas. Sabemos que essa é uma circunstância com a qual temos de lidar. Isso significa que temos de apoiar os agricultores, os produtores, em vários domínios, em vários investimentos, nomeadamente, no pequeno armazenamento de água, pequenas charcas, com a irrigação eficiente”, defendeu Assunção Cristas.

Durante uma visita à Feira da Luz, de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, a líder do CDS sublinhou que esses apoios devem constar de uma “estratégia de adaptação às alterações climáticas” “A parte do combate é muito importante, mas a adaptação do nosso território às alterações climáticas também é essencial”, sustentou Assunção Cristas, falando aos jornalistas no Parque de Exposições e Parque de Leilões de Gado de Montemor.

Salientando tratar-se da “maior feira pecuária”, na qual é possível passar em revista o “trabalho dos produtores”, a presidente do CDS-PP afirmou que o sentido da sua visita é “sublinhar e reforçar compromisso do CDS com o mundo rural”.

Esse compromisso, “com a agricultura, com a produção animal”, é essencial para “um país que se quer desenvolvido e que trata bem da sua cultura e da sua tradição”, enfatizou Assunção Cristas. “O mundo rural para nós é mesmo um compromisso muito sério”, declarou, sublinhando que a sua “defesa intransigente” tem sido feita pelos centristas em vários domínios, como da agricultura extensiva ou do regadio.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Rádio Renascença.

Anterior A climate-friendly diet means rethinking the entire food system - researchers
Próximo GNR recebeu este ano mais de 500 alertas de vespa asiática

Artigos relacionados

Nacional

Incêndios: Amaragem de avião que combatia fogo em Tomar provocou apenas danos materiais

“O alerta foi dado às 17:43. A tripulação saiu ilesa, havendo a registar apenas pequenos danos materiais”, é referido num comunicado hoje divulgado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. […]

Nacional

EDP faz ultimato sobre Fridão: ou pagam ou a barragem avança

Empresa liderada por António Mexia contraria ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes e fala em “situação de impasse” criada pelo Governo. […]

Sugeridas

Ven “inaceptable” la rebaja del 11% de la PAC 2021 porque se tenga una “una PAC vieja con un presupuesto nuevo”

El presidente nacional de ASAJA, Pedro Barato, ha calificado de “inaceptable tanto para ASAJA, como creo que también para el Gobierno español,” la propuesta de la Comisión Europea para rebajar el presupuesto de la PAC 2021 un 11%. […]