Cristas quer apoios para agricultores se adaptarem às alterações climáticas

Cristas quer apoios para agricultores se adaptarem às alterações climáticas

“Temos de apoiar os agricultores, os produtores, em vários domínios, em vários investimentos, nomeadamente no pequeno armazenamento de água, pequenas charcas, com a irrigação eficiente”, defendeu a presidente do CDS-PP.

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, defendeu esta segunda-feira uma estratégia de adaptação às alterações climáticas na agricultura, que passe por apoiar os agricultores e produtores pecuários em investimentos para armazenamento de água.

“Entendemos que o tema do território e da água é um tema de prioridade de primeira linha na análise das alterações climáticas. Sabemos que essa é uma circunstância com a qual temos de lidar. Isso significa que temos de apoiar os agricultores, os produtores, em vários domínios, em vários investimentos, nomeadamente, no pequeno armazenamento de água, pequenas charcas, com a irrigação eficiente”, defendeu Assunção Cristas.

Durante uma visita à Feira da Luz, de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, a líder do CDS sublinhou que esses apoios devem constar de uma “estratégia de adaptação às alterações climáticas” “A parte do combate é muito importante, mas a adaptação do nosso território às alterações climáticas também é essencial”, sustentou Assunção Cristas, falando aos jornalistas no Parque de Exposições e Parque de Leilões de Gado de Montemor.

Salientando tratar-se da “maior feira pecuária”, na qual é possível passar em revista o “trabalho dos produtores”, a presidente do CDS-PP afirmou que o sentido da sua visita é “sublinhar e reforçar compromisso do CDS com o mundo rural”.

Esse compromisso, “com a agricultura, com a produção animal”, é essencial para “um país que se quer desenvolvido e que trata bem da sua cultura e da sua tradição”, enfatizou Assunção Cristas. “O mundo rural para nós é mesmo um compromisso muito sério”, declarou, sublinhando que a sua “defesa intransigente” tem sido feita pelos centristas em vários domínios, como da agricultura extensiva ou do regadio.

O artigo foi publicado originalmente em Rádio Renascença.

Comente este artigo
Anterior A climate-friendly diet means rethinking the entire food system - researchers
Próximo GNR recebeu este ano mais de 500 alertas de vespa asiática

Artigos relacionados

Dossiers

Avisos Agrícolas 05/07/2019: Vinha, Macieira, Oliveira, Batateira, Pequenos Frutos, Citrinos

O Serviço de Avisos Agrícolas é um serviço nacional do Ministério da Agricultura e do Mar (MAM) que tem por finalidade emitir avisos agrícolas. […]

Nacional

Agricultores querem postos prioritários em todas as sedes de concelho

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) considerou esta sexta-feira “fundamental” que sejam assegurados postos de abastecimento prioritários, de gasóleo rodoviário e agrícola, […]

Últimas

Medidas de proteção fitossanitária adicionais destinadas à erradicação no território nacional do inseto de quarentena Trioza erytreae

Sumário: Estabelece medidas de proteção fitossanitária adicionais destinadas à erradicação no território nacional do inseto de […]