Na região Entre Douro e Minho, área de mercado Entre Douro e Minho, teve início a campanha de produção e comercialização do tomate “Cacho” estufa à saída de produção (SP) categoria II calibre 67-81 bem como do tomate “Cereja” estufa SP I não calibrado. Verificou-se uma redução da oferta, que levou a uma subida das cotações do feijão-verde “Achatado Direito” estufa SP II em 33% e do alho francês SP II >20 em 17%. Por outro lado, um aumento da oferta, resultou na desvalorização das cotações do tomate “Coração de Boi” SP grado em 53%, “Sulcado” estufa SP II 67-81 em 36% e >81 em 35%, couve “Repolho Tipo Coração” SP II >350 em 50%, “Penca” SP não calibrada em 20% e couve-flor SP II >11 em 10%, alface frisada estufa SP II >100 em 36%, grelo de nabo SP em molho em 33%, abóbora “Mogango” SP unidade em 32%, pepino estufa SP II >250 em 29%, batata primor/nova branca SP grado/médio, cebola temporã SP II 50-70, cenoura SP II e feijão-verde “Riscadinho” SP II em 20% e alface lisa estufa SP II >100 em 13%.
Na Beira Litoral, área de mercado Beira Litoral, verificou-se uma descida das cotações da alface frisada de ar livre SP II >150g de 14%, devido à elevada oferta face a uma procura mais reduzida. A cotação da couve “Repolho Tipo Coração” SP II >350 teve uma descida de 11% e a alface lisa/roxa SP II >100 de 10%, em resultado do aumento da oferta e da concorrência de produto proveniente de outras zonas do país, nomeadamente do Oeste e da Póvoa.
Na área de mercado Viseu, o aumento da oferta de batata e a concorrência de produto importado provocaram uma descida de 13% na cotação da batata vermelha SP grado/médio.
Na região Ribatejo Oeste, área de mercado Oeste, a maior parte da comercialização de produtos hortícolas realiza-se em leilão. Verificou-se uma subida das cotações do tomate “Cacho” SP em 44% e da batata-doce SP não calibrada de 13%, devido a um aumento da procura associado a uma oferta média/baixa e, no caso do tomate a uma melhoria da qualidade face à semana anterior. Relativamente às descidas, uma diminuição da procura associada a um aumento da oferta, que foi média, levou a uma desvalorização das cotações do tomate “Redondo” SP médio de 48%, e do “Coração de Boi” SP grado de 38%. Uma procura mais reduzida, mas com oferta quase nula e de pior qualidade, levou ainda à descida das cotações do tomate “Chucha” SP médio de 40% e do “Cherry” SP de 31%. O tomate “Redondo” SP grado e o “Chucha” SP grado registaram quebras nas cotações de 33% e 25%, respetivamente, devido à redução da procura com uma oferta elevada. As cotações do tomate “Redondo maduro” grado e da couve “Repolho Tipo Coração” SP não calibrada desceram 28% e 17% respetivamente, resultado de uma menor procura e de uma oferta baixa. Por último, descida nas cotações da couve “Lombardo” SP II não calibrada em 33% e “Brócolos” SP não calibrada em 25%, devido a uma diminuição da procura, associada a uma oferta média/baixa e de qualidade inferior.














































