Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 27 Maio a 2 Junho 2019

[Fonte: Agricultura e Mar - Cotações]

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Ovinos

Após as oscilações verificadas na passada semana – subida dos borregos de <12 Kg e descida dos animais de 22-28 e >28 Kg – as cotações médias nacionais dos borregos analisados mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

Beira Interior

Na Beira Interior a oferta de borrego foi relativamente fraca nas áreas de mercado de Castelo Branco e da Guarda e média na Cova da Beira; a procura foi fraca em Castelo Branco, média na Guarda e relativamente animada na Cova da Beira. Quebra de cotações das ovelhas de refugo na Cova da Beira (- 7,5 EUR / Unidade) e estabilidade dos borregos de <12 Kg nas três áreas.

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta e a procura de borrego foram muito fracas nas duas áreas de mercado, Coimbra e Viseu. Subida de cotações dos borregos de <12 Kg em Viseu (+20 cêntimos / Kg) e descida das ovelhas de refugo nas duas áreas.

Ribatejo e Oeste

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta e a procura de borrego foram fracas. Estabilidade de cotações dos borregos de todas as classes de peso.

Alentejo

No Alentejo a oferta de borrego foi relativamente fraca nas áreas de mercado de Estremoz e Beja e média no Alentejo Norte, Alentejo Litoral, Évora e Elvas; a procura foi média nas 6 áreas de mercado referidas.

No Alentejo Norte deu-se um ligeiro decréscimo das cotações dos borregos de 13-21 Kg e de 22-28 Kg (-5 cêntimos / Kg).

Trás-os-Montes

Em Trás-os-Montes a oferta de borrego foi média e a procura relativamente fraca. Estabilidade de cotações dos borregos de <12 Kg e de 13-21 Kg nas três áreas de mercado analisadas, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente.

Caprinos

Na semana em análise as cotações médias dos cabritos de <10 Kg mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior nas três regiões analisadas, Beira Interior, Beira Litoral e Trás-os-Montes.

Na Beira Interior a oferta de cabrito foi fraca nas áreas de mercado da Cova da Beira e Sertã e relativamente fraca na Guarda; a procura foi relativamente fraca na Cova da Beira e na Sertã e média na Guarda. Manutenção das cotações dos cabritos de <10 Kg nas três áreas.

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta e a procura de cabrito foram muito fracas nas duas áreas de mercado analisadas, Coimbra e Viseu, tendo a procura baixado nas últimas semanas. Estabilidade generalizada das cotações dos cabritos de <10 Kg nas duas áreas.

A oferta de cabras, reprodutoras e de refugo, é superior à procura, com o final do período de retenção, tendo-se registado esta semana uma baixa de cotações das cabras de refugo em Viseu (-5 EUR / Unidade).

Trás-os-Montes

Em Trás-os-Montes a oferta e a procura de cabrito foram relativamente fracas. Estabilidade de cotações dos cabritos de <10 Kg nas três áreas de mercado analisadas, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente.

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta e a procura de cabrito foram fracas. As cotações dos cabritos de <10 Kg mantiveram-se estáveis.

Alentejo

No Alentejo a oferta de cabrito foi fraca na área de mercado de Estremoz e média no Alentejo Norte; a procura foi fraca nas duas áreas referidas. Decréscimo dos cabritos de <10 Kg no Alentejo Norte (-5 cêntimos / Kg).

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 27 Maio a 2 Junho 2019 foi publicado originalmente em Agricultura e Mar - Cotações.

Anterior ICNF e Resipinus assinam protocolo. Resineiros vão ter apoio na vigilância da floresta
Próximo Cortiça portuguesa na Bienal de Veneza

Artigos relacionados

Internacional

Conheça Vinbot, o robô que promete revolucionar produção de vinhos na Europa

[Fonte: Sputnik Brasil] Este é um robô autônomo que anda pelas vinhas e recolhe informações preciosas. Equipado com câmera, sensores e GPS, o Vinbot conta o número de cachos de uvas, analisa a vegetação, mapeia a área produtiva e pode ser a solução que faltava para otimizar a indústria de vinhos europeus. […]

Atividades do setor

Conferência de balanço do Projecto Melhor Eucalipto: veja aqui o programa completo

[Fonte: Melhor Eucalipto]
Entre as 15h e as 16h30 de dia 5 de Setembro será feito um balanço do financiamento, via operação 2.1.4 do PDR2020, do Projecto Melhor Eucalipto. A conferência, que decorre no Centro de Negócios da Agroglobal e contará […]

Ofertas

Oferta de emprego – Técnico Superior de Segurança no Trabalho – Biólogo, Arquiteto Paisagista, Engenho Florestal – Sintra

[Fonte: Empregos.org] Descrição da Função:Reportando à Direção Técnica terá como principais responsabilidades:•        Definir, desenvolver e controlar as atividades técnicas de SST e de Ambiente;•        Desenvolver processos de avaliação de riscos profissionais;•        Promover a informação e formação dos colaboradores em matéria de SST;•        Dinamizar processos de consulta e de participação dos colaboradores;•        Desenvolver, […]