Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 31 Dezembro 2018 a 6 Janeiro 2019

[Fonte: Agricultura e Mar - Cotações]

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Aves

As cotações médias nacionais do frango, vivo (de 1,8 Kg), -3 cêntimos / Kg e abatido (65% – de 1100 a 1300 g), -5 cêntimos / Kg e do peru abatido (80% – de 5,7 a 9,8 Kg), -5 cêntimos / Kg, sofreram uma redução em relação à semana anterior; estabilidade do peru vivo (14 a 15 Kg).

Região Centro

Na região Centro a oferta de frango foi relativamente abundante nas duas áreas de mercado, Litoral Centro e Dão-Lafões; a procura foi relativamente fraca em Dão-Lafões e média no Litoral Centro, tendo baixado em relação à semana anterior.

Redução do frango vivo em Dão-Lafões (- 6 cêntimos / Kg) e do frango abatido de 900-1100, 1100-1300 e >1300 g nas duas áreas (-5 a – 10 cêntimos / Kg).

Redução da cot. máx. do frango do campo (-10 cêntimos / Kg) e das cotações do peru abatido (-10 cêntimos / Kg na cot. +freq.) em Dão-Lafões. Acréscimo de cotações das galinhas vivas, pesadas (+2 cêntimos / Kg) e semipesadas (+4 cêntimos / Kg) no Litoral Centro.

Ribatejo e Oeste

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de frango foi relativamente fraca e a procura relativamente animada. As cotações do frango e do peru, vivos e abatidos, e das galinhas vivas, pesadas e semipesadas, mantiveram-se novamente estáveis em relação à semana anterior.

Ovos

Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos, quer na produção (ovo a peso de 60-68 g), quer classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L, continuaram a manter-se estáveis em relação à semana anterior.

Na região Centro a oferta de ovo foi abundante nas duas áreas de mercado analisadas, Dão-Lafões e Litoral Centro; a procura foi relativamente animada no Litoral Centro e muito animada em Dão-Lafões.

A oferta e a procura já registaram esta semana uma diminuição, mas principalmente a procura, com a passagem das quadras festivas. No que se refere às cotações, não se registaram quaisquer alterações, quer no caso do ovo na produção, quer dos ovos classificados, em cartão e ovotermo.

Ribatejo e Oeste

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de ovo foi média e a procura foi relativamente fraca, tendo a procura baixado nas últimas semanas. No que se refere às cotações, a tendência foi de completa estabilidade.

Pode ver todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 31 Dezembro 2018 a 6 Janeiro 2019 foi publicado originalmente em Agricultura e Mar - Cotações.

Anterior Oferta de Emprego - Técnico Comercial - Região Minho e Beira Litoral
Próximo Interiorizar esta ideia

Artigos relacionados

Dossiers

Citrinos: Trioza erytreae (psila africana dos citrinos) – zona demarcada

A DGAV atualizou o mapa bem como a lista de Freguesias que integram total ou parcialmente a zona demarcada respeitante a Trioza erytreae. […]

Dossiers

Consulta de la PAC: Proponen que el agricultor activo sea el que el 25% de sus ingresos totales proceden de la agricultura

[Fonte: Agroinformacion – PAC]
La Unión de Uniones de Agricultores y Ganaderos, en el marco de la consulta pública realizada por el MAPA sobre las modificaciones de la PAC de cara al año que viene, ha reclamado la necesidad de modificar la definición de agricultor activo afirmando que el Ministerio de Agricultura tiene en estos momentos margen de actuación para acabar con el “agricultura de sofá”, […]

Notícias apoios públicos incêndios

Prejuízos com incêndios – Concentração – 14 de Março 2018 – Coimbra

Os Agricultores e Produtores Florestais lesados pelos incêndios entre Julho e Outubro de 2017 consideram insuficientes  as medidas  efetuadas pelo Governo, tendo em conta os prejuízos brutais sofridos pelas populações e pelos agricultores em especial.
— Há milhares de produtores agrícolas que não conseguiram fazer as suas candidaturas, […]