Continente é o primeiro retalhista português a assinar pacto internacional do plástico

Continente é o primeiro retalhista português a assinar pacto internacional do plástico

[Fonte: Continente]

Para promover um modelo de economia circular para o plástico em todas as lojas Continente é o primeiro retalhista português a assinar pacto internacional do plástico.

O Continente acaba de assumir o New Plastics Economy Global Commitment – um projeto liderado pela Fundação Ellen MacArthur em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que pretende promover um modelo de economia circular para o plástico e a definição de metas comuns para lidar com os resíduos plásticos e com a poluição que provocam.

O Global Commitment da Fundação Ellen MacArthur é sustentado numa visão de economia circular para o plástico assente nos seguintes pressupostos:

• Eliminar todas as embalagens plásticas problemáticas ou desnecessárias através de soluções de ecodesign de embalagens, inovação e novos modelos de entrega;

• Aplicar modelos de reutilização, de forma a reduzir a necessidade de embalagens de uso único;

• Tornar todas as embalagens plásticas em embalagens 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis;

• Minimizar o uso de plástico que consome recursos finitos;

• Garantir que todas as embalagens plásticas estão isentas de produtos químicos perigosos e que a saúde, a segurança e os direitos de todas as pessoas envolvidas são respeitados.

Com a assinatura deste compromisso, o Continente junta-se assim aos governos de França, do Reino Unido e do Chile, ao Ministério do Ambiente da Nova Zelândia e de Portugal, a organizações como o World Economic Forum, Banco Europeu de Investimento e o The Consumer Goods Forum, ONGs, universidades, associações industriais, investidores e ainda a um conjunto de empresas que, no seu todo representam 20% de todas as embalagens plásticas produzidas globalmente.

O anúncio da assinatura deste compromisso internacional por parte do Continente ocorre na sequência do lançamento do primeiro relatório da Fundação Ellen MacArthur, que detalha como as marcas, os governos e outras organizações estabeleceram formas de lidar com a poluição do plástico lado a lado pela primeira vez.

Sander Defruyt, responsável do projeto New Plastics Economy, explica: “As metas e os planos de ação apresentados neste relatório representam um avanço significativo em comparação com o ritmo de mudança das últimas décadas. Contudo, ainda estão longe de realmente corresponder à escala do problema, particularmente no que diz respeito à eliminação de itens desnecessários e à inovação em torno de modelos de reutilização. Os níveis de ambição devem continuar a subir de forma a serem dados passos reais no combate à poluição global de plástico até 2025, e a passagem do compromisso à ação é crucial. Grandes investimentos, inovações e programas de transformação precisam ser iniciados agora, para que possamos aferir o seu impacto até 2025.”

As várias iniciativas desenvolvidas pelo Continente têm o objetivo de promover o uso responsável de plástico, tanto ao nível da Marca Própria, como da logística, dos fornecedores, e também no que diz respeito à sensibilização do consumidor, e estão em total sintonia com um conjunto alargado de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas, bem como com as apostas Europeias e Nacionais rumo a uma Economia Circular.

→Consulte o Global Commitment Spring 2019 report aqui←

 

Comente este artigo
Anterior EFTA realiza o 5th Fish & Cooking Aveiro Festival 20 a 23 de Março
Próximo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e Governo insistem em acusar os Agricultores de serem eles os culpados pelos Incêndios

Artigos relacionados

Comunicados

Unfair trading practices: Farm Europe welcomes European Parliament’s vote

[Fonte: Farm Europe]
Today, the European Parliament adopted by a very large majority (428 votes in favour to 170 against and 18 abstentions) MEP Paolo De Castro’s report on the EU Directive against Unfair Trade Practices in the food supply chain. This vote makes it now possible to adopt the Directive before the end of the current term of office and therefore ahead of the next EU elections, […]

Comunicados

Artigo – Parlamento Europeu quer proteger produtores de práticas comerciais desleais – Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores

Nem tudo funciona bem na cadeia de abastecimento alimentar. Ao temerem perder o acesso ao mercado, os produtores acabam por aceitar que as grandes cadeias de distribuição definam as regras, sendo muitas vez obrigados a vender abaixo do custo de produção. No dia 7 de junho o Parlamento aprovou um relatório em que solicita que a Comissão Europeia apresente propostas para impedir que estas práticas comerciais desleais. […]

Comunicados

BASF firma un acuerdo para adquirir una parte adicional del negocio de semillas y fitosanitarios de Bayer

Tras el acuerdo firmado en octubre de 2017, BASF ha firmado un nuevo acuerdo para comprar más negocios y activos, que Bayer ofreció desinvertir en el contexto de su adquisición prevista de Monsanto. La operación ampliada incluye:

El negocio de semillas de hortalizas de Bayer, que opera bajo la marca global Nunhems®, […]