O Clube de Produtores Continente, que trabalha em parceria com os produtores nacionais há 25 anos, comprou 519 milhões de euros em produtos nacionais certificados em 2022, mais 22,6% face ao ano anterior, o equivalente a 240 mil toneladas de bens vendidos nas lojas da marca. O número de produtores aumentou de 256 para 267, em 2022.
Os 267 produtores espalhados por todo o país, representam setores como talho, frutas e legumes, charcutaria & queijos, padaria e pastelaria, peixaria, take away, azeite, arroz, leguminosas, mel e compotas, pasta e patés, farinhas, congelados, ovos, produtos lácteos e vinhos e empregam cerca de 11 mil pessoas, diretas e indiretas, através de 200 000 hectares de área produtiva.
Até ao momento há 13 produtores certificados e 25 em processo de Certificação Resíduo Zero, que garante que a oferta de Frutas e Legumes nacionais é livres de resíduos de pesticidas no momento da colheita (segundo Regulamento Europeu 396/2005 e inferior ao limite quantificável de 0,01 ppm). Esta certificação salvaguarda também princípios de uso eficiente de recursos, menor consumo energético, menores emissões e maior controlo sobre aspetos microbiológicos, questão-chave no que respeita à segurança alimentar e integração com o meio ambiente, garantido a sustentabilidade de todo o sistema agrícola.
Além da Certificação Resíduo Zero, o CPC desenvolve outros programas para os produtores de Frutas e Legumes, nomeadamente o Programa de Agroecologia, que apoia os processos de gestão, ordenamento ecológico e adoção de boas práticas assente no uso eficiente de recursos, conservação do solo, ecossistemas e biodiversidade; e o Programa Zerya Regenerativa, que permite aos produtores verificarem e tomarem decisões por forma a garantir melhores condições do solo, salvaguardar a nutrição das plantas e gerir a água disponível.
Com o objetivo de promover a conservação da Águia-caçadeira, o CPC associou-se ao projeto que pretende valorizar o contributo das searas de trigo nacionais para a promoção de biodiversidade de aves, incluindo a de espécies ameaçadas como esta. Através desta iniciativa, as cerca de 4.500 toneladas de trigo, utilizadas pelas padarias das lojas Continente, já provêm de searas da região do Alentejo que são monitorizadas de forma a garantir a preservação da águia-caçadeira.
Em 2020, o Continente tornou-se o único retalhista português com certificação em todas as suas peixarias, de acordo com o Padrão da Cadeia de Custódia do Marine Stewardship Council (MSC). O Padrão garante a rastreabilidade dos produtos provenientes de pescarias sustentáveis com a certificação MSC e explorações aquícolas com a certificação ASC, desde a sua origem ao consumidor final.
A certificação das peixarias Continente abrange todos os hipermercados Continente, 3 plataformas de logística (responsáveis pela receção e distribuição de pescado), assim como a formação dos mais de 1.000 colaboradores e equipas da secção de frescos e logística do grupo.
A MC, que integra o Continente, é também membro do GLOBALGAP, programa de certificação agrícola mais utilizado em todo o mundo, que transforma os requisitos do consumidor em exigências de boas práticas.
O objetivo do Clube de Produtores Continente é disponibilizar produtos nacionais de excelência aos clientes, resultantes de um trabalho de parceria com os fornecedores, suportado em conhecimento técnico-científico e que permite alinhar a oferta às tendências de consumo. Em 2021, o CPC estabeleceu uma ‘Declaração para a Sustentabilidade’ para os seus membros, baseada em 11 princípios e diversas iniciativas (como o projeto de proteção da Águia-caçadeira), para promover a produção e consumo sustentáveis e um sistema alimentar que respeita o ambiente.
Fonte: Clube de Produtores Continente