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– 04-01-2012 |
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Continente comercializa leite espanhol a 0,13�/litro e promove a fal�ncia da produ��o nacionalNo in�cio do presente ano a cadeia de Distribui��o Continente iniciou uma ac��o de promo��o de diversos produtos de primeira necessidade, maioritariamente importados e com a ins�gnia do operador, com um pre�o de venda ao público bastante baixo e com um desconto acumul�vel em cart�o de -75% (50% disponível. na segunda quinzena de Janeiro e 25% da primeira quinzena de Fevereiro). Nesse pacote de bens de primeira necessidades encontram-se diversos produtos l�cteos, como queijos, iogurtes e Também o leite, neste caso em embalagens de 1,5 litros comercializados a 0,78�, sobre o qual recai o desconto de -75%, resultando um pre�o final de 0,13�/Litro. Sendo a matéria-prima de origem não nacional (mais concretamente espanhola) e tendo em conta que o pre�o m�dio do leite ao produtor praticado em Portugal e Espanha ronda os 0,33�/Litro (2,5 vezes superior ao pre�o de comercializa��o do referido leite da marca Continente) � incompreens�vel como tais pr�ticas sejam livremente permitidas no nosso país. Com efeito, o comportamento deste operador da Distribui��o merece a nossa firme censura, pois representa um duro golpe na cadeia de valor nacional ao tornar manifestamente impratic�vel concorrer com refer�ncias comercializadas a valores inferiores a metade do custo de aquisi��o da matéria-prima pelos operadores industriais. Fica, assim, mais uma vez bem patente a diferen�a entre as posi��es medi�ticas de defesa da produ��o nacional por parte das cadeias de Distribui��o e a sua pr�tica efectiva, sendo que a FENALAC e a ANIL, enquanto representantes sectoriais, não deixar�o de denunciar e desmascarar a pol�tica de comunica��o de operadores que utilizam os interesses nacionais de forma torpe e indecorosa. Relembr�mos que os produtores de leite portugueses, apesar de atravessarem uma situa��o muito dif�cil devido ao aumento brutal dos custos de produ��o, são capazes de abastecer na totalidade o mercado nacional. Nesse cen�rio, fica evidente que o único objectivo das importa��es de leite � a destrui��o de valor e das marcas comerciais nacionais e, em última análise, o aumento dos lucros da Distribui��o, nem que para tal milhares de produtores de leite e as suas fam�lias declarem fal�ncia. Dada a import�ncia social e econ�mica do sector do leite, que emprega cerca de cem mil pessoas e gera 2 mil milhões de euros em volume de neg�cios (1,3% do PIB), a FENALAC e a ANIL iráo denunciar esta pr�tica junto das autoridades e instituições relevantes (Presid�ncia da República, Primeiro Ministro, Governo, Grupos Parlamentares, Autoridade da Concorr�ncia e ASAE) e promover a informação e a sensibiliza��o do consumidor para os perigos de tais pr�ticas, ao nível. do emprego e da actividade econ�mica em Portugal. Porto, 03 de Janeiro de 2012
Fonte: ANIL/FENALAC
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