Conselho Regional da Agricultura realiza-se a 13 e 14 de fevereiro, em São Jorge

Conselho Regional da Agricultura realiza-se a 13 e 14 de fevereiro, em São Jorge

A reunião, que será presidida por João Ponte, conta com a participação de 52 conselheiros de todas as ilhas dos Açores e vai analisar os setores do leite e da carne, a área da diversificação agrícola, o setor florestal, o desenvolvimento da agricultura biológica, os programas de apoio ao setor e as infraestruturas agrícolas, refere nota do executivo.

Os conselheiros vão ainda pronunciar-se sobre o POSEI, o PRORURAL+, o VITIS e a Política Agrícola Comum (PAC) para o período 2021 – 2027, entre outros assuntos.

O programa do Conselho Regional inclui ainda, a 14 de fevereiro, uma visita à Finisterra – Cooperativa de Lacticínios do Topo, que comemora este ano o 76.º aniversário e produz queijo de São Jorge DOP e do Topo.

O CRAFDR é um órgão de natureza consultiva que se destina a apoiar o titular da pasta da Agricultura e Florestas na formulação das linhas gerais de ação nos setores da competência do departamento que dirige, assegurando o diálogo e a cooperação com entidades e organizações de âmbito regional.

Além de elementos dos vários departamentos da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, integram este Conselho representantes dos parceiros sociais, nomeadamente das organizações representativas dos agricultores açorianos e industriais do setor, da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores e da Universidade dos Açores.

Neste órgão têm também assento representantes do setor cooperativo, da agricultura biológica, das associações florestais, das associações de desenvolvimento local, da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA) e da delegação dos Açores da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

A anterior reunião do CRAFDR decorreu a 6 de fevereiro de 2019, na ilha Graciosa.

Continue a ler este artigo no Açoriano Oriental.

Comente este artigo
Anterior Ministro do Ambiente apoia central de dessalinização no Algarve
Próximo Destruídos 41 mil ninhos de vespa-asiática em cinco anos

Artigos relacionados

Últimas

Entidades defendem monitorização das explorações de abacates e alteração à lei

As plantações de abacates necessitam de ser monitorizadas e a lei alterada para evitar que os promotores fracionem os projetos contornando a lei, defenderam hoje diversas entidades […]

Últimas

Pagamentos ao Setor Agroflorestal em julho somam mais de 34 milhões de euros

No final do mês de julho de 2021, o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P. (IFAP) procedeu a pagamentos ao setor agroflorestal […]

Últimas

Segurança e nutrição animal, e sustentabilidade serão os pilares do setor no futuro

No ano em que a IACA comemora 50 anos, fomos falar com o presidente da associação sobre os desafios e constrangimentos da indústria da alimentação animal, […]