Já foram eleitos os melhores vinhos na 10ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, que este ano premiou 423 vencedores, entre os quais 35 medalhas na categoria de Grande Ouro, 101 de Ouro e 280 de Prata. Entre os vencedores “Melhores do ano”, numa eleição exclusiva entre os vinhos “Grande Ouro”, destacam-se distintas referências para degustar nos dias de verão que se fazem sentir, como o Villa Oliveira Encruzado, 2020, d’ O Abrigo da Passarela, Lda., um branco encorpado, fresco e elegante que foi distinguido como Melhor Branco Varietal. Ainda nas referências mais frescas, foi distinguido como Melhor Branco de Lote, o Quinta Da Rede Grande Reserva, 2019, da Quinta Da Rede. Também o espumante é um dos preferidos dos consumidores para os dias mais quentes, tendo sido distinguido na categoria Melhor Espumante o Casa de Santar Vinha dos Amores Espumante Touriga Nacional, 2016, da Global Wines, um espumante ideal como aperitivo, iguarias não muito condimentadas à base de peixes e carnes brancas, sobremesas ou em momentos de lazer.
Nos restantes prémios destacam-se ainda O Melhor do Ano Licoroso – Henriques & Henriques Sercial, 2001, Madeira; O Melhor do Ano Varietal Tinto – Quinta do Crasto Touriga Franca, 2018, Douro e O Melhor do Ano Vinho Tinto (Blend) – Quinta Nova Vinha Centenária Ref P29/P21, 2019, Douro.
A lista completa de premiados está disponível no site do Concurso Vinhos de Portugal em: https://concursovinhosdeportugal.pt/
Esta é uma iniciativa ímpar promovida pela ViniPortugal que, a par da distinção dos melhores vinhos do mercado nacional, é, também, um ponto de encontro entre produtores e especialistas nacionais e internacionais, que partilham experiências e criam sinergias entre si, e uma forma de promoção dos vinhos portugueses dentro e fora de portas. Na mesma medida, reforça a posição de excelência da produção portuguesa nos mercados de exportação.
Fonte: Vinhos de Portugal