Comité de Agricultura do Parlamento Europeu aprova medidas de reforma da PAC

Comité de Agricultura do Parlamento Europeu aprova medidas de reforma da PAC

O Comité de Agricultura do Parlamento Europeu aprovou esta terça-feira (2 de abril) um conjunto de medidas que têm como objetivo reformar e modernizar a Política Agrícola Comum (PAC).

As propostas focam-se na política agrícola com o objetivo de melhorar a resposta às necessidades dos agricultores e dos consumidores e ainda em nova regulação para a organização comum dos mercados (OCM) dos produtos agrícolas depois de 2020.

A reforma agora aprovada inclui uma medida para alargar o ‘esquema’ atualmente em vigor que oferece subsídios compensatórios aos produtores de lacticínios que voluntariamente limitem as suas produções em períodos de desequilíbrio do mercado com o objetivo de estabilizar os preços.

Outra das medidas recomendadas foi a criação de um Observatório de mercados Agrícolas da União Europeia que permita melhorar a transparência dos mercados e que ajude os produtores a anteciparem flutuações e desequilíbrios de mercado.

Na proposta apresentada é sugerido que este observatório inclua o maior número possível de setores agrícolas, nomeadamente cereais, hortofrutícolas, pecuária e viticultura, oferecendo dados estatísticos sobre a produção, exportações e importações e preços.

Foram ainda aprovadas medidas como:

  • Definição de parâmetros para a alocação financeira no Primeiro Pilar;
  • Apoios à agricultura de precisão através de incentivos aos investimentos que são necessários para modernizar a agricultura da UE;
  • Um limite de 100 mil euros, dependente da implementação de um pagamento redistributivo de 10% pelos Estados-Membros;

As propostas agora aprovadas pelo Comité de Agricultura serão analisadas pelo Parlamento Europeu depois das eleições de maio. Saiba mais sobre as medidas aprovadas aqui.

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Comente este artigo
Anterior Portugal: dez albufeiras com níveis inferiores a 40%
Próximo PCP quer água gerida pelas associações de regantes e barragens prometidas construídas

Artigos relacionados

Sugeridas

O sobreiro é um “escudo protetor” no combate às alterações climáticas

Apesar de ameaçado pelo aumento da temperatura, a diminuição da precipitação […]

Dossiers

Las bajadas no dan tregua en los corderos


Nuevas bajadas en los precios de los corderos. El número de corderos en campo resulta excesivo para un mercado interno que no responde a los estímulos que ofrecen los últimos recortes de las cotizaciones y una exportación que se ha detenido hacia los países del sur del Mediterráneo y que solo encuentra salida hacia Europa. […]

Sugeridas

Comunicado da direção da APROLEP: Balanço da manifestação de produtores de leite junto à LACTOGAL

No seguimento da manifestação realizada em 9 de Agosto no Porto junto à sede da Lactogal e de várias reações, a direção da APROLEP decidiu tornar público o seguinte:

Produtores de leite de cooperativas associadas da Lactogal receberam, […]