Portugal: dez albufeiras com níveis inferiores a 40%

Portugal: dez albufeiras com níveis inferiores a 40%

Das 60 albufeiras monitorizadas em Portugal, dez possuem níveis de armazenamento de água inferiores a 40% e 14 possuem valores superiores a 80% do seu volume total, de acordo com dados divulgados pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

As albufeiras com valores inferiores a 40% são Vilar-Tabuaço (37%), no Douro, Vale do Rossim (29%) e Lagoacho (28%), no Mondego, Divor (26%), no Tejo, Monte da Rocha (12%), Campilhas (16%), Fonte Serne (34%])e Roxo (37%), no Sado, e Vigia (24%) e Caia (32%), no Guadiana.

De acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente, a 31 de março, e comparativamente a 28 de fevereiro, verificou-se um aumento do volume armazenado em sete bacias hidrográficas e uma descida em cinco.

A APA diz ainda que os armazenamentos em março de 2019 por bacia hidrográfica apresentam-se inferiores às médias de armazenamento de março (1990/91 a 2017/18) e que, comparativamente a março de 2018, as disponibilidades em março deste ano são inferiores.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Anterior Portugal Ventures investe mais de meio milhão na Agri Marketplace
Próximo Comité de Agricultura do Parlamento Europeu aprova medidas de reforma da PAC

Artigos relacionados

Últimas

Mais de 70% do que ardeu em Vila de Rei e Mação era floresta que estava a regenerar

Até às 11h de segunda-feira, 71,1% do que ardeu em Vila de Rei e Mação eram matos altos e floresta até […]

Últimas

Bloco chama ministra da Agricultura ao parlamento para esclarecer atrasos na lei sobre animais circenses

“Parece-nos que são necessárias declarações e esclarecimentos para percebermos o que se passa para esta legislação ainda não estar a ser implementada conforme definido e [segundo] os ‘timings’ […]

Últimas

Seca no Algarve: os furos secaram e a água da barragem ainda não chega à torneira. Valem-lhe os autotanques

Funchosa de Cima, uma pequena povoação situada quase no limite norte daquele concelho do distrito de Faro, ainda recebe a visita do camião cisterna da Câmara, […]