No total são 29 projetos aprovados para financiamento do Fundo Ambiental, enquadrados no Aviso, “Melhoria das condições de visitação em áreas protegidas de âmbito nacional em cogestão”.
A cerimónia de assinatura dos contratos de financiamento de projetos em 15 áreas classificadas para conservação da natureza e biodiversididade, decorreu a 3 de maio, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende. Correspondem a 29 projetos aprovados para financiamento do Fundo Ambiental, no valor de 4 milhões de euros.
Entre julho e outubro de 2022, receberam-se 48 candidaturas, 37 das quais submetidas por municípios. Na opinião do Diretor do Fundo Ambiental, Marco Rebelo, tal “demonstra a adesão da administração local ao modelo de cogestão das áreas protegidas e é um sinal de que as autarquias estão disponíveis para a conservação e a valorização do património natural dos seus territórios”.
Lançado em 2022, o Aviso “Melhoria das condições de visitação em áreas protegidas de âmbito nacional em cogestão” tem como objetivo principal, apoiar projetos de melhoramento dos equipamentos e condições de visitação, valorizando a fruição das áreas protegidas e garantindo a compatibilização com os objetivos de conservação das mesmas.
“É com satisfação que podemos anunciar estes apoios financeiros, sendo a visita aos parques, reservas e paisagens naturais uma excelente forma de conhecer e reforçar o sentimento de apropriação do nosso património natural“, disse o Presidente do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Nuno Banza, numa breve intervenção durante a cerimónia.
Presidido pelo Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Catarino, o ato de formalização teve a presença das direções regionais Norte Centro, Lisboa e Vale do Tejo, e Alentejo – partes integrantes das comissões de cogestão responsáveis pela implantação dos projetos.
Os resultados do Aviso “Melhoria das condições de visitação em áreas protegidas de âmbito nacional em cogestão”, estão disponíveis online em Relatório Final na página eletrónica do Fundo Ambiental.
A lista atualizada da áreas protegidas de âmbito nacional em cogestão pode ser consultada na ferramenta interativa desenvolvida pelo ICNF.
Artigo publicado originalmente em ICNF.