Comissão da Agricultura aprova Casa do Douro como associação pública

Comissão da Agricultura aprova Casa do Douro como associação pública

[Fonte: DN]

A Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República aprovou, por maioria, um projeto lei conjunto do PS, BE, PCP e “Verdes” para restaurar a Casa do Douro como associação pública.

Este projeto lei, a que a agência Lusa teve hoje acesso, foi aprovado na terça-feira à noite com os votos favoráveis do PS, BE, PCP e Partido Ecologista “Os Verdes”, e contra do PSD e CDS-PP.

O documento, que ainda será apreciado e votado em plenário, “anula a inscrição do edifício da sede da Casa do Douro, localizado no município do Peso da Régua, distrito de Vila Real, a favor de qualquer outra entidade.

A Casa do Douro, criada em 1932, viveu durante anos asfixiada com uma dívida ao Estado que atingiu os 160 milhões de euros. Para resolver o problema, o anterior Governo preparou um plano que incluiu uma alteração legislativa, transformando o estatuto de direito público e inscrição obrigatória em associação de direito privado e de inscrição voluntária.

A natureza pública da instituição viria a ser extinta em dezembro de 2014, durante o Governo PSD/CDS-PP, sendo posteriormente aberto um concurso para a gestão privada da instituição, que foi ganho pela Federação Renovação do Douro.

O diploma prevê que a atual entidade gestora continue em funções até à realização de eleições para constituição dos novos órgãos sociais.

Há cerca de duas semanas, o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, disse que o Governo iria “acatar” o que a Assembleia da República decidisse sobre a Casa do Douro.

Comente este artigo
Anterior Governo propõe quota de 8.200 imigrantes fora da UE para trabalhar em Portugal
Próximo Is herd expansion the answer to dairy profitability? The options assessed

Artigos relacionados

Dossiers

PDR2020: Operação 3.2.1. Investimento na Exploração Agrícola – Fruticultura e Olivicultura

[Fonte: PDR2020] Aberto de 13 de Maio de 2019 às 12:00 a 7 de Junho de 2019 às 17:00

Esta operação tem como objetivo apoiar a realização de investimentos na exploração agrícola destinados a melhorar o desempenho e a viabilidade da exploração, aumentar a produção, […]

Nacional

Nelson de Souza: “Queremos aprovar cinco mil milhões de fundos em 2019”

[Fonte: ECO]

O novo ministro do Planeamento, Nelson de Souza, vai antecipar o calendário e esgotar todos os fundos europeus do atual quadro comunitário PT2020 em 2019. O objetivo foi assumido pelo governante em entrevista ao Expresso (acesso pago), […]

Nacional

2º Edição do Prémio de Inovação EIT Food já arrancou

[Fonte: Voz do Campo]

O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, da Comissão Europeia, está a lançar a 2º Edição do Prémio de Inovação do EIT Food, onde empreendedores que tenham uma ideia para transformar a área agroalimentar podem habilitar-se a ganhar um prémio de €10.000. […]