Comissão da Agricultura aprova Casa do Douro como associação pública

Comissão da Agricultura aprova Casa do Douro como associação pública

[Fonte: DN]

A Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República aprovou, por maioria, um projeto lei conjunto do PS, BE, PCP e “Verdes” para restaurar a Casa do Douro como associação pública.

Este projeto lei, a que a agência Lusa teve hoje acesso, foi aprovado na terça-feira à noite com os votos favoráveis do PS, BE, PCP e Partido Ecologista “Os Verdes”, e contra do PSD e CDS-PP.

O documento, que ainda será apreciado e votado em plenário, “anula a inscrição do edifício da sede da Casa do Douro, localizado no município do Peso da Régua, distrito de Vila Real, a favor de qualquer outra entidade.

A Casa do Douro, criada em 1932, viveu durante anos asfixiada com uma dívida ao Estado que atingiu os 160 milhões de euros. Para resolver o problema, o anterior Governo preparou um plano que incluiu uma alteração legislativa, transformando o estatuto de direito público e inscrição obrigatória em associação de direito privado e de inscrição voluntária.

A natureza pública da instituição viria a ser extinta em dezembro de 2014, durante o Governo PSD/CDS-PP, sendo posteriormente aberto um concurso para a gestão privada da instituição, que foi ganho pela Federação Renovação do Douro.

O diploma prevê que a atual entidade gestora continue em funções até à realização de eleições para constituição dos novos órgãos sociais.

Há cerca de duas semanas, o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, disse que o Governo iria “acatar” o que a Assembleia da República decidisse sobre a Casa do Douro.

Comente este artigo
Anterior Governo propõe quota de 8.200 imigrantes fora da UE para trabalhar em Portugal
Próximo Los limones alcanzan su precio más bajo de los últimos 10 años

Artigos relacionados

Notícias florestas

PDR 2020 tem 5 M€ de apoio para recuperação de povoamentos de eucalipto em sub-produção

A entidade gestora do PDR 2020 relembra que há um apoio com candidaturas abertas, no valor de 5 milhões de euros, para investimentos ao […]

Últimas

Covid-19: UE lança novo pacote de apoios. Agricultura e pescas incluídos

A Comissão Europeia anunciou hoje, 2 de Abril que mobiliza todos os seus recursos para proteger vidas e meios de subsistência. E propõe a criação de […]

Últimas

IX Congresso da APDEA e III Encontro Lusófono em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento Rural (ESADR 2019)

Decorre de 15 a 18 de outubro o evento organizado pela APDEA (Associação Portuguesa de Economia Agrária), tendo como tema “A Agricultura e os desafios societais para o período 20-30”. […]