Comissão da Agricultura aprova Casa do Douro como associação pública

Comissão da Agricultura aprova Casa do Douro como associação pública

[Fonte: DN]

A Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República aprovou, por maioria, um projeto lei conjunto do PS, BE, PCP e “Verdes” para restaurar a Casa do Douro como associação pública.

Este projeto lei, a que a agência Lusa teve hoje acesso, foi aprovado na terça-feira à noite com os votos favoráveis do PS, BE, PCP e Partido Ecologista “Os Verdes”, e contra do PSD e CDS-PP.

O documento, que ainda será apreciado e votado em plenário, “anula a inscrição do edifício da sede da Casa do Douro, localizado no município do Peso da Régua, distrito de Vila Real, a favor de qualquer outra entidade.

A Casa do Douro, criada em 1932, viveu durante anos asfixiada com uma dívida ao Estado que atingiu os 160 milhões de euros. Para resolver o problema, o anterior Governo preparou um plano que incluiu uma alteração legislativa, transformando o estatuto de direito público e inscrição obrigatória em associação de direito privado e de inscrição voluntária.

A natureza pública da instituição viria a ser extinta em dezembro de 2014, durante o Governo PSD/CDS-PP, sendo posteriormente aberto um concurso para a gestão privada da instituição, que foi ganho pela Federação Renovação do Douro.

O diploma prevê que a atual entidade gestora continue em funções até à realização de eleições para constituição dos novos órgãos sociais.

Há cerca de duas semanas, o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, disse que o Governo iria “acatar” o que a Assembleia da República decidisse sobre a Casa do Douro.

Comente este artigo
Anterior Governo propõe quota de 8.200 imigrantes fora da UE para trabalhar em Portugal
Próximo Seca de 2017 pode repetir-se. Depende do que acontecer em abril

Artigos relacionados

Últimas

Destruídos 41 mil ninhos de vespa-asiática em cinco anos

Entre janeiro de 2015 e o início de janeiro foram destruídos 41598 ninhos de vespa-velutina – conhecida como vespa-asiática -, e confirmados 1558 avistamentos do inseto no país. […]

Últimas

Aprovada nova regulamentação para o cultivo de cânhamo – Cannabis sativa para fins industriais

Atentos à crescente procura de produtos à base de cânhamo, destinados ao uso industrial, e considerando também a elevada potencialidade agrícola desta cultura no nosso país, o Governo […]

Nacional

Proposta para orçamento plurianual da UE “não é um bom sinal”, diz Carlos Moedas

O ex-comissário europeu para a Ciência e Inovação Carlos Moedas considera que a nova proposta do Conselho Europeu para o orçamento plurianual da União Europeia (2021-2027) “não é […]