Comissão da Agricultura aprova Casa do Douro como associação pública

Comissão da Agricultura aprova Casa do Douro como associação pública

[Fonte: DN]

A Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República aprovou, por maioria, um projeto lei conjunto do PS, BE, PCP e “Verdes” para restaurar a Casa do Douro como associação pública.

Este projeto lei, a que a agência Lusa teve hoje acesso, foi aprovado na terça-feira à noite com os votos favoráveis do PS, BE, PCP e Partido Ecologista “Os Verdes”, e contra do PSD e CDS-PP.

O documento, que ainda será apreciado e votado em plenário, “anula a inscrição do edifício da sede da Casa do Douro, localizado no município do Peso da Régua, distrito de Vila Real, a favor de qualquer outra entidade.

A Casa do Douro, criada em 1932, viveu durante anos asfixiada com uma dívida ao Estado que atingiu os 160 milhões de euros. Para resolver o problema, o anterior Governo preparou um plano que incluiu uma alteração legislativa, transformando o estatuto de direito público e inscrição obrigatória em associação de direito privado e de inscrição voluntária.

A natureza pública da instituição viria a ser extinta em dezembro de 2014, durante o Governo PSD/CDS-PP, sendo posteriormente aberto um concurso para a gestão privada da instituição, que foi ganho pela Federação Renovação do Douro.

O diploma prevê que a atual entidade gestora continue em funções até à realização de eleições para constituição dos novos órgãos sociais.

Há cerca de duas semanas, o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, disse que o Governo iria “acatar” o que a Assembleia da República decidisse sobre a Casa do Douro.

Comente este artigo
Anterior Governo propõe quota de 8.200 imigrantes fora da UE para trabalhar em Portugal
Próximo Is herd expansion the answer to dairy profitability? The options assessed

Artigos relacionados

Últimas

Incêndios: Publicado regulamento de fundo de apoio às populações afectadas

O regulamento de funcionamento do Fundo REVITA, com regras de apoio às populações e à revitalização de Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, que sofreram incêndios, foi publicado neste sábado e pode ser consultado em www.fundorevita.pt.

Segundo indicou à agência Lusa fonte oficial do Ministério do Trabalho, […]

Emprego

Oferta de emprego – Responsável de Produção Agrícola (M/F) – Santarém

A Empresa Joint Venture com participação portuguesa e Irlandesa, criada em 2016 pretende admitir responsável de produção agrícola.

Últimas

Sessão de Internacionalização das Empresas – 24 de Março 2017 – Castelo Branco

Inserido na estratégia de cooperação da InovCluster aplicada à internacionalização, vimos divulgar que estamos a organizar uma Sessão de Internacionalização das Empresas, em parceria com a AJEPC – Associação de Jovens Empresários Portugal-China, que terá lugar em Castelo Branco, no Edifício do CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar, […]