Veados, gamos, muflões, javalis e mais de 60 espécies de aves residentes fazem parte de um ecossistema único de mais de 1600 hectares que junta parte da Serra do Mendro às vinhas da Herdade do Sobroso numa simbiose perfeita com o grande Lago Alqueva. Já ouviu fala de savana alentejana?
Amantes da natureza, Sofia Ginestal Machado e Filipe Teixeira Pinto fizeram um trabalho exemplar de sustentabilidade, recuperando e protegendo a fauna e flora desta propriedade da Vidigueira, preservando o habitat natural de centenas de animais. Assim nasceu uma verdadeira savana do Alentejo.
Sempre com os binóculos à mão, a proposta é saltar para o jipe e seguir para um safari fotográfico que o vai deixar extasiado. Entre crias e animais adultos, avistam-se diversas espécies selvagens como gamos, muflões, veados ou javalis. Suba ao ponto mais alto da propriedade, percorrendo a serra que separa o Alto do Baixo Alentejo. Lá de cima, perceba as curvas do Guadiana com o olhar. O rio rodeia parcialmente a propriedade, formando quase uma Península, fazendo a ligação ao Alqueva. A Herdade do Sobroso dispõe de um barco exclusivo para passear pelo grande lago e usufruir destas águas preciosas. Estará acima dos 300 metros de altitude, sendo o ponto mais alto da serra do Mendro de mais 400 metros. Usufrua de um piquenique panorâmico e brinde com os vinhos da Herdade. Um baloiço dá a experimentar a sensação de voar a olhar o Alqueva e a vinha, agora colorida em tons outonais.
O […]
Continue a ler este artigo em Expresso.