Os deputados da Coligação que suporta o Governo dos Açores– PSD, CDS/PP e PPM – vão dar entrada na Assembleia Legislativa de um projeto de resolução que recomenda a criação de um mecanismo de gestão de plásticos do fluxo agrícola na Região.
A iniciativa foi apresentada hoje em conferência de imprensa pela deputada do PSD/Açores Vitória Pereira na delegação da Assembleia Legislativa dos Açores na ilha de São Miguel, acompanhada dos deputados social-democratas Marco Costa e Alberto Ponte.
Segundo Vitória Pereira, a recomendação ao Governo Regional “visa avaliar a necessidade da criação de um sistema de gestão de resíduos agrícolas na Região Autónoma dos Açores, pela relevância do setor que representa 10% do valor acrescentado bruto na economia dos Açores”, salientou.
Nesse seguimento, “propomos o levantamento e caracterização sobre a gestão de resíduos do fluxo agrícola na Região, assinalando as áreas prioritárias de acordo com a especificidade de cada ilha e de cada concelho da Região Autónoma dos Açores”, frisou a parlamentar social-democrata.
O projeto de resolução coloca em cima da mesa também o “desenvolvimento de campanhas, ações de informação e sensibilização com enfoque na problemática dos resíduos de plástico, dirigidas aos produtores agrícolas, e que elabore materiais de boas práticas de utilização de plásticos e embalagens agrícolas”, acrescentou Vitória Pereira.
De acordo com a deputada do PSD/Açores, “os plásticos mais utilizados nestes setores são os filmes plásticos, os fios e redes para fardos ou rolos de silagem, as mangueiras e tubos de irrigação, os sacos de ráfia de polipropileno que podem ser inseridos no sistema integrado de gestão de resíduos de embalagens”.
Estima-se que na agricultura, na agropecuária e na silvicultura, no arquipélago, se produza cerca de 1800 toneladas de resíduos, por ano. “Material este que deve ser melhor aproveitado através de uma recolha mais eficiente”, ressalvou Vitória Pereira.
Com esta resolução pretende-se “precisamente incluí-los neste sistema, incentivando a economia circular, promovendo a sustentabilidade e proteção do meio ambiente”, salvaguardou.
Para a parlamentar social-democrata, “a proposta tem como objetivo garantir respostas adequadas aos resíduos do fluxo agrícola, evitando a sua queima ou o descarte nos sistemas municipais de recolha de resíduos urbanos, com os impactos e consequências nefastas que daí resultam”, advertiu.
A deputada do PSD/Açores sublinhou “o excelente trabalho dos agricultores na preservação e manutenção das paisagens, pelo que se revela de maior importância dotá-los de ferramentas para que possam continuar a fazer o seu trabalho”.
Vitória Pereira realçou, por fim, “que a agricultura assume um papel de grande relevância na economia dos Açores, assumindo um compromisso importante na coesão económica, social e na fixação de pessoas nos meios rurais”.
O artigo foi publicado originalmente em PSD Açores.