CIM Região De Coimbra constitui grupo de trabalho para monitorização da Vespa Velutina

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra constituiu um grupo de trabalho para a implementação de uma estratégia intermunicipal de prevenção e combate à Vespa Velutina na Região. Esta iniciativa surge na sequência de uma deliberação do Conselho Intermunicipal e visa a criação de sinergias, com o objetivo de uniformizar procedimentos entre os 19 municípios, de forma a implementar uma estratégia intermunicipal que contemple ações de prevenção e combate, de acordo com o previsto no Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal.

Este grupo de trabalho interdisciplinar é constituído por colaboradores de diferentes municípios provenientes de várias áreas – Gabinetes Técnicos Florestais, Serviços Municipais de Proteção Civil, Veterinários Municipais e Gabinetes de Apoio ao Agricultor -, com o objetivo de garantir que a totalidade do conhecimento atualmente instalado na Região possa resultar em diretrizes que sirvam de base para a implementação de uma estratégia que considere os diferentes setores atualmente afetados.

Esta necessidade surgiu pelo aumento exponencial do número de ninhos verificado no ano de 2019 e pelos seus impactos nos diferentes setores, o que obrigou a um esforço financeiro acrescido por parte dos municípios, de forma a promover atempadamente a sua destruição.

O conteúdo CIM Região De Coimbra constitui grupo de trabalho para monitorização da Vespa Velutina aparece primeiro em GazetaRural.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Comente este artigo
Anterior Ministra da Agricultura apela a uma transição justa e equilibrada para os agricultores
Próximo Ministra aborda queijo açoriano com secretário da Agricultura dos EUA

Artigos relacionados

Últimas

Sessões de informação para produtores florestais – 7 de Março 2018 – Alvaiázere

Alvaiázere, no distrito de Leiria, vai receber amanhã, dia 7 de Março a partir das 9h30, uma sessão de informação do Projecto Melhor Eucalipto. […]

Comunicados

Alteração da validade da habilitação para aplicadores de produtos fitofarmacêuticos

A DGAV – Direção-Geral de Alimentação e Veterinária publicou o Oficio Circular n.º 04/2020 referente aos procedimentos a seguir para a extensão […]

Nacional

Trânsito interditado na serra de Sintra até domingo devido ao risco de incêndio

É um destino a evitar. O trânsito na serra de Sintra vai ser interditado, entre esta sexta-feira e domingo à noite, […]