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– 22-04-2005 |
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Cerveja: Vendas portuguesas crescem 3,6% para 740 milhões de litros em 2004Porto, 21 Abr Segundo os dados divulgados no Porto por Manuel Ferreira de Oliveira, as vendas no mercado externo e interno no ano passado totalizaram os 884 milhões de euros, o que representa 0,7 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) portugu�s, contra 1,5 por cento do PIB da União Europeia (UE). De acordo com o respons�vel, Portugal exporta anualmente mais de 125 milhões de litros de cerveja, 17 por cento da sua produ��o total, e importa 1,6 milhões de litros. "O mercado está estabilizado, � exportador, eficiente e competitivo, o que permite, por um lado, termos qualidade a baixo custo e, por outro, barrar as importa��es", frisou Ferreira de Oliveira. Por empresas associadas, em 2004 a Unicer – Bebidas de Portugal, que det�m actualmente 16 marcas de cervejas, produziu 406 milhões de litros e a sua concorrente mais directa, a Sociedade Central de Cervejas, com 14 marcas no mercado, produziu 307 milhões de litros. A ECM (Empresa de Cervejas da Madeira) conseguiu o ano passado um volume de cerveja produzida de 18,6 milhões de litros, a CEREURO obteve um total de 9,2 milhões de litros produzidos e a Jo�o Melo Abreu 2,8 milhões de litros. "Conseguimos qualidade aos pre�os mais baixos da UE, quer em termos absolutos, quer relativos", sustentou Ferreira de Oliveira, lembrando que Portugal paga duas vezes mais que Espanha em Imposto Especial sobre o Consumo (IEC). A prop�sito, e considerando tratar-se de uma "grande penaliza��o", o presidente da APCV lamentou que Portugal pague 16 c�ntimos por cada litro de cerveja que coloca no mercado, Espanha paga oito c�ntimos. A ind�stria cervejeira portuguesa produz anualmente 744 milhões de litros, sendo o 11� maior produtor entre os 21 membros da associa��o The Brewers of Europe, cuja vice-presid�ncia está Também a cargo de Ferreira de Oliveira. As sete unidades de produ��o de cerveja em Portugal empregam directamente 1.256 trabalhadores e indirectamente (relacionados essencialmente com a actividade agr�cola) mais de 5.000. No país consomem-se anualmente 637 milhões de litros de cerveja. Destes, referiu, apenas 27 por cento representam o mercado feminino, raz�o pela qual a APCV pretende agora apostar no "consumo moderado" do produto entre as mulheres portuguesas. Segundo o presidente da APCV durante a I Semana Nacional da Cerveja, que come�a sexta-feira e termina dia 29, a associa��o desenvolver� eventos exclusivamente dirigidos ao público feminino, para divulgar as "qualidades e os benef�cios" do seu consumo moderado. "O objectivo � aproximar Portugal dos restantes países da UE, por exemplo de Espanha, onde 36 por cento das mulheres consomem aquele produto", frisou o respons�vel. Durante a pr�xima semana, seráo assim distribu�dos 20.000 folhetos em gin�sios da Grande Lisboa e do Grande Porto, para divulgar "o potencial contributo da cerveja para um estilo de vida saud�vel e para uma dieta equilibrada". Quarta-feira, em Lisboa, a APCV abordar� o tema "A Cerveja e a Saúde da Mulher", onde além de serem apresentados estudos sobre efeitos ben�ficos da cerveja na preven��o de problemas como a osteoporose e o cancro da mama, será Também realizada uma degusta��o de várias cervejas. A associa��o organiza estas iniciativas na semana em que se comemora o dia de S. Jorge (domingo), patrono da confraria da cerveja, sendo o ponto alto das comemora��es a cerimónia de entroniza��o de novos confrades. Belmiro de Azevedo, Carlos Monjardino, Mafalda Arnauth e J�lio Isidro estar�o entre as personalidades entronizadas.
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