Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais reúne em Castro Marim

Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais reúne em Castro Marim

Castro Marim acolhe esta quarta-feira, dia 13 de Novembro, no auditório da Biblioteca Municipal, a partir das 9h30, uma reunião no âmbito do desenvolvimento do projecto do Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais (CILIFO).

O CILIFO junta o Alentejo, o Algarve e a região espanhola da Andaluzia num projecto que pretende, num objectivo alargado, melhorar a capacidade de resposta das entidades e autoridades implicadas no combate aos incêndios florestais. Para isso, pretende reforçar e promover a cooperação, os procedimentos de trabalho e a formação entre os Dispositivos de Prevenção e Extinção de Incêndios Florestais dentro da área de cooperação da Euro Região Alentejo – Algarve – Andaluzia, fomentando ainda a criação de emprego e a economia rural ligada à paisagem e reduzindo o custo económico associado ao impacto dos incêndios.

Este projecto tem uma duração de três anos (até 2021) e prevê um investimento na ordem dos 24 milhões de euros, dos quais 75% são financiados pela União Europeia no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg VA Espanha-Portugal – Interreg POCTEP (2014-2020).

O CILIFO, liderado pela Junta de Andalucía, exprime uma parceria entre 15 entidades de Portugal e de Espanha, que vão trabalhar em rede na criação de infraestruturas, formação, sensibilização, desenvolvimento e inovação na temática da luta contra incêndios florestais.

Para além das infraestruturas a criar em Espanha e na região algarvia, o CILIFO vai desenvolver um trabalho de proximidade com as populações, sensibilizando-as e promovendo a formação dos operacionais da Protecção Civil. É nesse sentido que se projecta a construção de uma Unidade Local de Formação no Azinhal, com capacidade para formar agentes de protecção civil e bombeiros da região e fora dela, nas mais variadas matérias.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural .

Anterior EU trade in olive oil
Próximo Abertura de concurso para Armazenagem Privada do Azeite

Artigos relacionados

Últimas

Leiria, Lisboa e Setúbal sob aviso amarelo devido ao tempo quente

[Fonte: O Jornal Económico]

Os distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal estão hoje sob aviso amarelo devido à […]

Últimas

Consórcio internacional procura soluções para aumentar o tempo de preservação de bactérias probióticas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a desenvolver e a testar em laboratório, […]

Últimas

PCP em Évora de olho no OE2020, no investimento e nas creches públicas

Em Évora, com os olhos no Orçamento do Estado. De 2020 e dos próximos anos, porque os problemas do distrito alentejano assim como os do país são “estruturais” […]