CEiiA e ELIO lançam nova empresa para monitorização e digitalização agroflorestal – 2 de outubro

CEiiA e ELIO lançam nova empresa para monitorização e digitalização agroflorestal – 2 de outubro

O CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto) e a ELIO apresentam esta sexta feira, dia 2 de outubro, em Évora, nas instalações do CEiiA no PACT (Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia), uma nova empresa conjunta que tem como ambição revolucionar o setor agroflorestal através da monitorização e gestão autónoma de ativos, transformando dados em insights de negócio.

Nesta sessão será dinamizada uma discussão alargada sobre os desafios do setor agroflorestal, com foco particular na integração da tecnologia como resposta às temáticas da Agenda da Inovação para a Agricultura 2030.

A ELIO TECNOLOGIA é uma joint-venture entre o CEiiA e a brasileira ELIO que resulta da valorização da ciência e do conhecimento gerado ao longo de anos com parceiros de vários países, nomeadamente com o MIT nos EUA, o ITA no Brasil e agora em Portugal. Esta empresa visa o desenvolvimento, industrialização e comercialização de novos serviços para o setor agrícola, baseados em Veículos Aéreos Não Tripulados, como drones e dirigíveis (Elio Airship). O Elio Airship é um dirigível inovador a ser industrializado nesta nova empresa, com capacidade de percorrer grandes distâncias, com cargas até 250 kg de payload, que com a utilização de Inteligência Artificial aplicada a uma lógica de Robot-as-a-Service, pretende revolucionar o mercado.

Segundo Tiago Rebelo, Diretor de Desenvolvimento de Produto do CEiiA, “Esta parceria estratégica com a ELIO permite ao CEiiA evoluir na área Veículos Aéreos Não Tripulados com a integração de Inteligência Artificial, Aprendizagem Automática e Inteligência Visual, para a monitorização e gestão de ativos, transformando dados em valor económico aplicados à agricultura de nova geração.”

Para Rui Ribeiro, CEO da ELIO “A parceria com o CEiiA permita à ELIO reforçar o seu percurso no panorama mundial da AgroTech, agregando competências complementares em Veículos Aéreos Não Tripulados, Inteligência Artificial e Ciência de Dados. Este é um importante passo para um projeto industrial, que surge com especial relevância num quadro de recuperação dos efeitos desastrosos sobre a economia causados pela pandemia por COVID-19.”

A nova empresa tem como meta de curto prazo a colocação no mercado Europeu de soluções tecnológicas que ajudarão a proporcionar ao setor da agricultura maior eficiência, mais rendimento, mais inclusão digital e mais inovação tecnológica. A ELIO TECNOLOGIA é o resultado da valorização da ciência, tecnologia e conhecimento sob a forma de novos produtos e serviços com impacto económico e societal.

PROGRAMA DA SESSÃO

Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, 02 de outubro de 2020

11h30 – Boas-Vindas & Abertura da Sessão – José Rui Felizardo, CEO do CEiiA

11h40 – Apresentação da Elio – Rui Ribeiro, CEO da Elio

12h10 – Mesa Redonda
José Fraga, Grupo Jerónimo Martins
José Pedro Fernandes, Grupo Amorim
António Madaleno, Grupo Orivárzea
João Lé, The Navigator Company
Pedro Tavares, eBUPi – Estrutura de Missão para a Expansão do Cadastro                   Simplificado
Moderação: Tiago Rebelo, Diretor do CEiiA

12h40 – Intervenção da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes

12h50 – Intervenção do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor

13h00 – Fecho da Sessão

Comente este artigo
Anterior ADVID disponibiliza artigos científicos no âmbito da plataforma INNOVINE&WINE
Próximo Covid-19: Oikos lança programa para apoiar agricultores e pescadores em Moçambique

Artigos relacionados

Últimas

Mostra Silves Capital da Laranja de 2020 – 14 a 16 de fevereiro

A 4.ª Mostra Silves Capital da Laranja é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Silves e vai realizar-se entre 14 a 16 de fevereiro de 2020. […]

Sugeridas

Ministra destaca esforço no adiantamento de ajudas a agricultores

A ministra da Agricultura destacou hoje o “esforço muito grande” do Governo no adiantamento de ajudas aos agricultores, nesta altura de pandemia, considerando “uma pequena parcela” os 22,8 […]

Notícias apoios

PME agroalimentares e florestais dispõem de 2,65 milhões

Pequenas e médias empresas (PME) nas áreas agroalimentar e florestal, que promovam a adoção de tecnologias robóticas inovadoras, vão poder candidatar-se, […]