A presença da CCDR Algarve na FATACIL divide-se em duas grandes áreas – o espaço “Amar a Terra”, com expositores do agroalimentar, artesanato e uma zona de refeições, e o espaço da Agropecuária, com a exposição de espécimes de raças pecuárias autóctones.
O “AMAR a TERRA” é um espaço de excelência da agricultura e comércio da região do Algarve. Aqui vai encontrar mais de 40 expositores do agroalimentar e os melhores sabores regionais, que cruzam a qualidade e a tradição com a criatividade e a inovação, constituindo um dos grandes contributos para a competitividade e o crescimento da marca Algarve. Todos os dias, no stand CCDR Algarve, pelas 19h00, decorrerá uma apresentação/demonstração de produtos inovadores da região, nomeadamente de marcas que têm investido na diferenciação.
Os showcookings e provas de vinhos, no espaço da Agropecuária, são sempre ex-libris da programação, com novas e sustentáveis ideias para arreigar à gastronomia portuguesa:
- 17 de agosto [19h00] – Degustação de Carnes e Enchidos de Ovelha Churra, organizada pela Associação de Criadores de Gado do Algarve (ASCAL), seguida pela Apresentação e Provas de Espumantes Cooperativos Portugueses, promovido pela CONFAGRI (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal);
- 18 e 24 de agosto [19h00] – Showcookings promovidos pela DOCAPESCA;
- 22 de agosto [19h30] – Prova de Vinhos da Andaluzia (Huelva), promovida pela VIMAR – Feira del Vino y el Mar;
- 24 de agosto [19h00] – Apresentação Algarve Wine Tourism “Rota dos Vinhos do Algarve”, pela Comissão Vitivinícola do Algarve.
Outro dos grandes atrativos da FATACIL é a Exposição de Animais, no espaço da Agropecuária. São mais de 70 animais de raças autóctones, como a Ovelha Churra de Raça Algarvia, a Cabra de Raça Algarvia ou a Vaca Algarvia. Neste âmbito, será realizado, no dia 17 de agosto, o 8.º Concurso Regional da Ovelha Churra, o 1.º Concurso da Vaca Algarvia e o Seminário “Raças Autóctones do Algarve” *, com a chancela da Associação de Criadores de Gado do Algarve (ASCAL).
À semelhança dos anos anteriores, a MELGARBE promove, no dia 18 de agosto, o Concurso do Mel do Algarve. A apicultura tem uma grande relevância e um enorme potencial de crescimento na região, com mais de 91.000 colmeias registadas. Recorde-se que estão ainda a decorrer as candidaturas ao “Apoio à Apicultura para a Biodiversidade”, em www.pepacc.pt ou agricultura.gov.pt.
Durante este dias de Feira, assinalam-se dois dias temáticos: o Dia Ibérico (22 de agosto), marcado pelo seminário “Conversa à volta de Projetos Transfronteiriços”*, que assenta no apoio ao tecido agrícola transfronteiriço, e o Dia da Agricultura (24 de agosto), com a realização da Conferência “Ambiente e Sustentabilidade: desafios atuais e futuros para a Agricultura no Algarve”*.
Destaque ainda para a animação infantil, que conta este ano com a colaboração do Centro de Ciência Viva de Tavira e a especial participação da GNR, com as atividades “Mini Guardas e Pista de Prevenção Rodoviária para Crianças” e o “Batismo de Mergulho”, que se apresenta ao público pela primeira vez.
Também com a organização da Guarda Nacional Republicana, o programa conta este ano com demonstrações cinotécnicas (dias 16, 24 e 25) e uma Exposição de Meios dos diferentes dispositivos desta força de segurança de natureza militar.
A FATACIL 2024 conta com cerca de 700 expositores, três palcos, um cartaz com dezenas de espetáculos musicais, a maior Fun Zone de sempre, centenas de pontos de interesse e são esperados, em média, mais de 20 mil visitantes por dia.
Para evitar filas nas bilheteiras locais, a organização da FATACIL recomenda a compra antecipada na bilheteira online da BOL.
→ Programa ←
Fonte: CCDR Algarve