O consórcio CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal e Universidade Nova de Lisboa – NOVA IMS – Information Management School está a promover um Projeto de Formação e Ação de Transformação Digital (PFATD) – Data-Driven Agriculture, gratuito e inserido na medida Líder + Digital, cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Esta iniciativa tem como objetivo alavancar a transformação digital das empresas agrícolas, no contexto da agricultura de precisão, facultando aos seus gestores e quadros técnicos superiores competências para a adoção de processos de tomada de decisão, ao nível do planeamento e da operacionalização, assentes na análise sustentada de dados relativos a diferentes variáveis associadas à produção, dotando a atividade de maior eficiência e eficácia económica e ambiental
As oportunidades para desenvolver competências nestas temáticas com acompanhamento de uma equipa técnica (formadores) com vasto conhecimento e experiência, de forma gratuita, são escassas. Assim, consideramos que este curso constitui uma mais-valia para todas as empresas do setor agrícola que procuram valorizar e enriquecer o seu capital humano e, como consequência, desenvolver o seu negócio. Não perca esta oportunidade única!
A CAP e a NOVA IMS irão desenvolver 3 ações de formação, que irão decorrer entre outubro de 2024 e setembro de 2025, nas regiões Norte, Centro e Alentejo.
As ações serão realizadas em regime b-learning (misto) – 90 horas a distância e 15 horas presenciais.
O Curso Data-Driven Agriculture tem a duração total de 105 horas e é composto por 2 fases (obrigatórias):
- Percurso Formativo – 57 Horas
- Conceção/Criação e Implementação de Plano de ação de transformação digital – 48 Horas – (acompanhamento pelos formadores da ação – docentes NOVA IMS).
São destinatários desta medida os empresários/gestores e dirigentes de empresas agrícolas, bem como os seus quadros técnicos superiores internos, com potencial de desenvolvimento de responsabilidade de liderança e gestão.
Requisitos prévios dos participantes para a frequência da formação:
- Obrigatoriedade de implementação de Plano de Ação de Transformação Digital (PATD) por parte das empresas envolvidas na formação (será necessária autorização prévia do responsável da empresa para implementação do PATD);
- Habilitações académicas de nível superior;
- Conhecimento em agricultura de precisão – monitorização da produção através da recolha de dados obtidos por sensores, imagens de satélite ou outros meios, relativos à empresa agrícola.
As inscrições estão limitadas as 30 vagas por ação, sendo o preenchimento das mesmas por ordem de pré-inscrição e mediante cumprimento dos requisitos de frequência.
As pré-inscrições encontram-se abertas, pelo que os Interessados poderão formalizar as mesmas através do seguinte link: https://forms.office.com/e/anWiyaaah9