Cada indivíduo em Portugal desperdiça 184 kg de alimentos por ano e gasta 350 euros do seu orçamento alimentar em alimentos que depois sào desperdiçados.
Estes resíduos alimentares geram mais de 6 kg de CO2e, e o desperdício desnecessário de 1.928 litros de água por cada português, numa semana.
A Too Good to Go lança a “Semana sem Desperdício Alimentar”, para mobilizar a sociedade com um desafio de sete dias, para reduzir o desperdício de comida.
Portugal é um dos nove países, que foi desafiado pela empresa de impacto social.
No dia 29 de setembro é o Dia Internacional da Consciencialização sobre a Perda e o Desperdício Alimentar e a Too Good to Go, empresa de impacto social que combate o desperdício alimentar, revela novos dados que mostram a urgência de encontrar uma solução para este problema. Para além disso, de 23 a 29 de setembro a Too Good to Go põe em prática a “Semana sem Desperdício Alimentar”, com o intuito de mobilizar a sociedade a unir forças e a causar impacto.
DESPERDÍCIO ALIMENTAR: NOVOS DADOS REVELAM A MAGNITUDE DO PROBLEMA EM PORTUGAL E AS SUAS IMPLICAÇÕES ECONÓMICAS E AMBIENTAIS
Os últimos números sobre o desperdício alimentar, divulgados pelo Eurostat, revelam que um português desperdiça em casa uma média de 184kg de alimentos por ano1. A Too Good to Go destaca que isto supõe que cada pessoa desperdiça uma média de 2,38kg de comida durante uma semana, e 10,3kg por mês.
Todos estes resíduos têm um impacto económico significativo. Cada português desperdiça em sua casa 336 euros em comida, por ano2. Se tivermos em conta que a despesa anual de uma pessoa em alimentação e bebidas é de 3.091 euros por ano3, isto significa que 3,4% deste orçamento está a ser gasto em alimentos que estão a ser desperdiçados, anualmente.
Outra consequência menos conhecida é o impacto ambiental destes resíduos. Neste sentido, 2,38kg de comida desperdiçada por uma pessoa, durante uma semana, o que equivale a 6kg de CO2e4, o que se pode comparar ao carregamento da bateria de 1422 telemóveis. Cada pessoa também desperdiça desnecessariamente 1.928 litros de água5 – o suficiente para encher 12 banheiras.
Num contexto em que a preocupação com o nosso planeta e o ambiente se está a tornar numa prioridade, e o custo de vida é cada vez mais significativo, reduzir o desperdício é uma urgência.
Maria Tolentino, Country Director da Too Good to Go Portugal, afirma: “Dia 29 de setembro é uma oportunidade para fazermos uma chamada de atenção sobre a magnitude do desperdício alimentar e o trabalho que está a ser feito para o erradicar. Meio quilo de comida desperdiçado por uma pessoa, durante uma semana pode parecer pouco, mas se multiplicarmos pelos 10 milhões de habitantes, em Portugal são mais de cinco milhões de quilos desperdiçados por semana. Foi por isso que lançámos a Semana sem Desperdício Alimentar, sete dias para inspirar as pessoas a agirem, exemplificando que o esforço coletivo pode fazer a diferença. Por isso, consumidores, profissionais, instituições…chegou o momento de agir”.
TOO GOOD TO GO REÚNE A SUA COMUNIDADE NUMA CAMPANHA DE MOBILIZAÇÃO SEM PRECEDENTE
De 23 a 29 de setembro a Too Good to Go põe em marcha a sua Semana sem Desperdício Alimentar, convidando toda a gente a juntar-se a este desafio de sete dias sem desperdício de comida, e assim impulsionar o esforço coletivo. Uma iniciativa que engloba nove dos dezanove países onde opera a Too Good to Go.
Deste modo, na página da iniciativa quem quiser juntar-se ao desafio só tem de carregar no botão verde, pois o objetivo da Too Good to Go é reunir o maior número de pessoas, e combater o desperdício alimentar.
A partir desse momento e durante toda a semana, quem aderir ao desafio terá acesso a um conselho diário que pode pôr em prática na sua casa e que os ajudará a reduzir o desperdício alimentar na sua vida quotidiana e, ao mesmo tempo, sentir-se parte do esforço coletivo de uma comunidade empenhada. Os conselhos podem encontrar-se aqui.
Além disso, a Too Good to Go também move toda a sua comunidade profissional. Deste modo, as marcas e estabelecimentos que trabalham com a Too Good to Go vão encontrar à sua disposição todo o tipo de conteúdos para as suas redes sociais e outros canais digitais, assim como materiais de consciencialização para as lojas com o objetivo de sensibilizar os clientes em torno do desafio.
Um compromisso para uma coligação contra o desperdício alimentar
No âmbito desta Semana sem Desperdício Alimentar, a Too Good to Go está ciente de que as empresas podem ser um grande agente de impacto, mas a legislação e tudo relacionado com aspetos regulamentares podem acelerar significativamente as soluções. Através de um manifesto público, a Too Good to Go alerta para que o combate contra o desperdício alimentar seja uma prioridade na agenda política.
O manifesto da Too Good to Go urge à ação imediata e defende três medidas: a definição de objetivos concretos e ambiciosos de redução de resíduos a nível nacional, a contabilização dos resíduos ao longo de toda a cadeia de valor e o estabelecimento de uma hierarquia obrigatória com a prevenção do topo, com a finalidade de alcançar reduções e resultados tangíveis e eficazes.
Fonte: Too Good to Go