O preços das frutas, legumes e produtos agrícolas aumentou 33% no primeiro trimestre deste ano. É quase o dobro da média da União Europeia. A culpa, dizem os especialistas, é da seca.
A Comissão Europeia propôs um apoio de 11 milhões de euros para os agricultores em Portugal, de um total de 330 milhões de euros para 22 Estados-membros da União Europeia (UE) afetados por fenómenos climáticos adversos, como seca.
A proposta surge depois de os Estados-membros terem partilhado com Bruxelas as suas avaliações das dificuldades enfrentadas pelos respetivos setores agrícolas.
O pacote de ajuda de Bruxelas deverá ser aprovado a 15 de julho, chegar aos agricultores em setembro e terá impacto também na produção de carne e ovos que dependem da produção de cereais para as rações.
O preço dos produtos agrícolas subiu 33% no primeiro trimestre quando comparado com os primeiros três meses do ano passado. Os números de Portugal ficam muito acima da média portuguesa, que está nos 17%.
No cabaz de produtos de base, os ovos registaram o maior aumento de preços (60% na média da UE), seguindo-se o arroz (51%) e a carne de porco (49%).