Brasil suspende importação de carne suína da Alemanha por caso de peste suína

Brasil suspende importação de carne suína da Alemanha por caso de peste suína

O Brasil suspendeu as importações de carne suína da Alemanha após a confirmação, na semana passada, de um caso de peste suína africana naquele país, anunciou na segunda-feira o Governo brasileiro.

O Ministério da Agricultura brasileiro indicou que todas as compras de carne suína “‘in natura’ ou pouco processada” estão temporariamente suspensas, sem adiantar por quanto tempo.

A decisão foi motivada pelo registo de um caso da doença num javali encontrado morto na fronteira entre a Alemanha com a Polónia, de acordo com um comunicado das autoridades brasileiras.

O Ministério brasileiro também enviou às autoridades sanitárias alemãs um pedido de “informações detalhadas” sobre as “medidas de biossegurança” adotadas pelas unidades industriais do país europeu.

O Brasil junta-se assim a outros países, como Argentina, China, Japão, Coreia do Sul e Singapura, que já anunciaram embargos à comercialização da carne suína alemã.

Na semana passada, a Organização Mundial de Saúde Animal confirmou a existência de peste suína africana num javali, encontrado morto no estado alemão de Brandemburgo, na fronteira com a Polónia.

Até ao momento, este é o único caso confirmado da doença no país, que é o maior produtor de proteína animal europeu.

Embora a peste suína africana não represente um perigo para a saúde humana, é fatal para os porcos.

No final de 2018, um surto maciço da doença forçou a China, o maior consumidor mundial de carne suína, a sacrificar milhões de animais em todo o país.

Comente este artigo
Anterior ‘Estamos todos conscientes do papel importante que a agricultura tem’
Próximo Plano de recuperação do governo conhecido a 14 de outubro

Artigos relacionados

Comunicados

Ministério da Agricultura lança campanha “Alimente quem o Alimenta” – consumindo produtos locais

Maria do Céu Albuquerque: “Temos de apostar nos nossos produtos locais, produtos seguros e de qualidade que são garante da produção […]

Eventos

Webinar: Materiais florestais de reprodução – O exemplo do Viveiro de Valverde – 12 de janeiro

No dia 12 de janeiro, veja como ao longo do ano se desenvolve o trabalho do viveiro florestal de Valverde. […]

Últimas

Jovens agricultores alertam para a necessidade de garantir mão-de-obra

A Associação de Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) alertou hoje para a necessidade garantir mão-de-obra e fornecimento de materiais para o setor, […]