Mercado Europeu
E ao fim de 15 semanas e 50 cêntimos, a descida parou. Apesar da descida residual de 0,5 cêntimos em Espanha, a bolsa portuguesa transmite uma mensagem de mudança de ciclo ao mercado.
No entanto, essa mudança acontece quando o preço espanhol está já abaixo do preço alemão e quando a Dinamarca até sobe a cotação. Os matadouros espanhóis têm, efetivamente, os porcos mais pesados que no ano passado, mas também têm menos oferta e isso traduziu-se durante todo este ano em menos abates. Também em Portugal houve uma redução de abates de 5,4% no número de cabeças e de 3,6% no
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Tendência Geral:.
A toada até ao final do ano está lançada: aproveitar os mercados asiáticos que valorizam bem a carne e manter os porcos na Europa para que a maior procura de carne na quadra natalícia deixe algum dinheiro na indústria. Depois vem o pior período, a recuperação dos dias de abate perdidos nas festas, a quebra do consumo, a inflação e as maiores dificuldades de acesso ao crédito.
Por outro lado, a preparação para o ano novo chinês e a procura de novos contratos de exportação, na tentativa de reativar o mais importante mercado mundial. Tempos (ainda mais) desafiantes se aproximam.
Bolsa do Porco – Semana 45/2023 – 2,302€ (Descida de 0,020€)