MERCADO EUROPEU
De acordo com o índice de preços da FAO, outubro foi o terceiro mês consecutivo em que o preço da carne baixou a nível mundial e isto deveu-se ao efeito da apatia da procura nos principais mercados importadores.
A semana 45 também se distinguiu por ser uma semana em que, quer em Portugal, quer em Espanha, o acumulado da subida anual foi igual ao acumulado da descida anual, ou seja, desde a semana 1 a bolsa espanhola subiu 38 cêntimos e baixou 38,4 cêntimos. A semana 45 também de distingue por ser a primeira em que a cotação é mais baixa que na mesma semana do ano passado.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 46/2023 (13/11 a 17/11): Espanha 1,64; França 1,55; Alemanha 1,65; Países Baixos 1,66; Bélgica 1,69; Dinamarca 1,50.
Tendência Geral:.
As duas semanas consecutivas de manutenção na Alemanha indicam que o preço atingiu agora um nível confortável para produtores e matadouros. A Dinamarca também está estável já há bastantes semanas, abdicando, de certa maneira, de tentar ser competitiva com os mercados que estão a exportar para a China, isto porque o preço interno da China voltou a descer significativamente, encontrando-se agora, desde há muitos anos, pela primeira vez abaixo dos 2€/kg vivo. De resto, até já os EUA estão a baixar as exportações para a China e só o Brasil se consegue manter ativo nesse mercado que enfrenta problemas económicos graves, resultando numa quebra de consumo drástica.
Fonte: FPAS