Mercado Europeu
Semana de inflexão da tendência, precisamente na altura em que os pesos estão a cair mais forte do que nunca, mas também depois de um Verão em que os preços do resto da Europa foram constantemente pressionados e agora também estão em queda.
Com base na primeira premissa, mas compreendendo a segunda, os produtores argumentam que a descida deve ser moderada uma vez que continua a haver falta de porcos, ao contrário do que se passa em muitos países da Europa.
Acresce que em Portugal e Espanha há um feriado na próxima semana, pelo que não se alterará substancialmente o equilíbrio entre a oferta e a procura que vem desde o início do verão.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Tendência geral:
As descidas em toda a Europa já são uma constante há algumas semanas. A Alemanha baixou 16 cêntimos por kg vivo nas últimas 6 semanas, França baixou 10 cêntimos em duas semanas e a Dinamarca continua em descida contínua.
Em todos estes países há menos porcos do que nunca, mas a Alemanha continua com fraca procura interna e com persistentes problemas com a PSA, França não acomodou bem as subidas das semanas precedentes e a Dinamarca continua a tentar ser competitiva no mercado externo, sem grandes hipóteses porque os EUA estão também a baixar as suas cotações.
Fonte: FPAS