Mercado Europeu:
Depois das festas começam a acontecer algumas flutuações pontuais, nomeadamente nos mercados do norte da Europa, como Dinamarca, Bélgica e Países Baixos. No entanto, a Alemanha continuou com a repetição de preço…pela 13ª semana consecutiva!
Diferente cenário se encontra no sul da Europa, com os leitões a continuarem em alta em Espanha e com a França a ver aumentada a procura para fazer face às fortes promoções no retalho.
Talvez não mude nada nos mercados mediterrâneos mas, neste início do ano, já começa a ser evidente duas tendências distintas entre norte e sul.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Tendência geral:
A Europa é, atualmente, um oásis de preços altos. O Brasil passou agora a cotar acima da América do Norte, mas bem abaixo da Europa. Os EUA não sai do seu ciclo depressivo e continua com as bolsas em queda, antecipando um ano de 2024 bastante mau para a produção suinícola. A China pode ter mais ou menos casos de PSA, mas certamente passará o ano de 2024 a baixar o seu efetivo reprodutor. Atualmente continua com uma oferta de porcos mais do que suficiente para a fraca procura interna.
Por cá não se deve esperar grandes alterações face à fraca competitividade dos exportadores europeus. O mercado europeu será o mercado interno em 2024…
Fonte: FPAS
Bolsa do Porco – Semana 45/2023 – 2,302€ (Descida de 0,020€)