Os ministros da Agricultura dos vários estados-membros da União Europeia acreditam que a bioeconomia sustentável e circular pode impulsionar as zonas rurais.
Num documento aprovado no Conselho da União Europeia (no qual os estados-membros fazem parte), os ministros concluem que utilizar a biomassa para produzir alimentos, materiais e energia pode ajudar a impulsionar as comunidades rurais, aumentar a competitividade e ultrapassar muitos dos desafios que a UE enfrenta.
Nesse sentido, os ministros apelaram a que a Comissão Europeia proceda a uma melhor integração da bioeconomia em todas as políticas, assegure políticas coerentes, facilite a transferência de conhecimento para as regiões menos desenvolvidas e para as zonas rurais e atualize a Estratégia da UE para a Bioeconomia.
Os ministros convidaram ainda a Comissão Europeia a fazer o acompanhamento da forma como os estados-membros estão a incorporar o tema na PEPAC.
O Conselho sublinhou, em especial, a importância da bioeconomia para ajudar a revitalizar as zonas rurais e costeiras, incentivando a inovação e promovendo a criação de emprego.
Os estados-membros assinalaram a necessidade de reconhecer e fazer uso das especificidades a nível regional e nacional, bem como de envolver as gerações mais jovens através da promoção das competências e da formação no domínio da bioeconomia junto das comunidades rurais.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.