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– 05-11-2004 |
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Biocombust�veis : Produção 100 milhões litros de bioetanol pode avan�ar no AlquevaLisboa, 04 Nov De acordo com um estudo encomendado pela EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva � ESAGRI, que será divulgado sexta-feira na primeira Confer�ncia Energia e Ambiente em Alqueva, foi identificada uma área de cerca de 47 mil hectares com voca��o para a produ��o de 100 milhões de litros por ano de bioetanol. O objectivo � construir na regi�o uma destilaria mista, num investimento de 59,7 milhões de euros, que consiga processar bioetanol através de cereais e beterraba. O estudo refere que a produ��o de bioetenol tem interesse do ponto de vista empresarial, mas necessita de apoio público para a criação de uma fileira completamente nova no país, nomeadamente através da isen��o fiscal pelo menos durante um período de 10 a 15 anos. A produ��o de biocombust�veis na regi�o permitiria ainda um impacto econ�mico e social importante a nível. regional e nacional. O bioetanol obt�m-se através da fermenta��o alco�lica de a�ucares que se encontram nos gr�os dos cereais (milho e trigo) e na beterraba (sacarose), que ao ser misturados na gasolina e gas�leo reduz a emissão de gases poluentes para a atmosfera. O ministro da Agricultura, Carlos Costa Neves, j� anunciou a intenção do Governo em apostar nas culturas energ�ticas, e o secret�rio de Estado do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, anunciou que o Executivo pretende isentar os biocombust�veis do pagamento de imposto sobre produtos petrol�feros (ISP) j� no próximo ano. De acordo com a directiva comunitária sobre os biocombust�veis, cuja transposi��o para a legisla��o portuguesa deve estar conclu�da em breve, cada Estado-membro da União Europeia deve assegurar que, até 31 de Dezembro de 2005, toda a gasolina e gas�leo utilizados nos transportes públicos incorpore 2 por cento de biocombust�vel. Essa percentagem dever� atingir os 5,75 por cento em 2010, sendo objectivo da Comissão Europeia não s� reduzir a emissão de gases poluentes, tendo em vista o cumprimento do Protocolo de Quioto, mas Também reduzir a depend�ncia do sector dos transportes em rela��o ao petr�leo.
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