Azeite do Alentejo traz chefs e críticos internacionais à região

Azeite do Alentejo traz chefs e críticos internacionais à região

Os azeites do Alentejo vão ser os protagonistas da viagem gastronómica que, nos dias 18,19 e 20 de Abril, traz à região sete chefs e críticos internacionais. Organizada pelo CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, esta viagem tem como objetivo dar a provar o Azeite do Alentejo, não só no seu estado puro, mas também como ingrediente base da dieta mediterrânica.

David Santos, dos Estados Unidos, Óscar Bosch, do Brasil e Allan Poulsen, da Dinamarca, são os chefes que integram o grupo de participantes. Os críticos Dorit Schimdt, da Alemanha, Josimar Melo, do Brasil, Anna Berghe da Suíça, e o consultor brasileiro Marcelo Scofano, também vão marcar presença

O programa inclui visitas a olivais e lagares, provas de azeite e degustação de pratos, inspirados e harmonizados com os azeites do Alentejo. Com uma paisagem rica e diversificada, é nesta região que se produz 78% do azeite em Portugal (campanha 2017/2018).

Esta iniciativa é organizada no âmbito do projeto de “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos”, com o qual o CEPAAL pretende reforçar a sua estratégia de promoção externa e dar a conhecer o Azeite do Alentejo e as empresas produtoras a novos mercados. O objetivo é contribuir para o aumento das exportações, dar visibilidade coletiva a este produto, dinamizar a economia da região e conferir maior competitividade ao setor.

O projeto “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos” é co-financiado pelo Alentejo 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo. O investimento total é de 320.682 euros, dos quais 256.546 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

 

 

Comente este artigo
Anterior VIII Simpósio Nacional de Olivicultura- prazo para submissão de trabalhos até 25 de Abril
Próximo Governo criou a Bolsa de Inspetores Veterinários

Artigos relacionados

Últimas

PDR2020: Pedido Único (PU) de 2020

A partir do dia 1 de fevereiro de 2020 inicia-se o período do Pedido Único (PU) de 2020. […]

Comunicados

Anpromis sublinha a importância da realização do Seguro de Colheita para o Milho

[Fonte: Anpromis]

Anpromis sublinha a importância da realização do Seguro de Colheita para o Milho.

As alterações climáticas são
identificadas como uma das principais ameaças que o sector agrícola nacional
enfrenta. […]

Comunicados

Lavradores de Feitoria aposta no mercado asiático e ganha ‘Ouro’ no Japão

Com um
modelo de negócio peculiar – resultante da união de vários produtores de vinho
na criação de uma empresa comum –, […]