VIII Simpósio Nacional de Olivicultura- prazo para submissão de trabalhos até 25 de Abril

VIII Simpósio Nacional de Olivicultura- prazo para submissão de trabalhos até 25 de Abril

O prazo para submissão de trabalhos ao VIII Simpósio Nacional de Olivicultura foi prorrogado até dia 25 de Abril de 2018. Este evento, organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura, realiza-se de 7 a 9 de Junho, associando-se às atividades do World Olive Oil Summit, durante a Feira Nacional de Agricultura de 2018.

Os investigadores e técnicos são convidados a apresentar os resumos dos trabalhos técnico-científicos que pretendam submeter ao evento, nas seguintes áreas temáticas: Recursos genéticos e melhoramento; Ecofisiologia e nutrição; Sistemas e técnicas culturais; Proteção fitossanitária; Tecnologia e qualidade dos produtos do olival; Subprodutos; Economia e Inovação no setor olivícola. Cada sessão do Simpósio é iniciada por uma conferência plenária proferida por um investigador convidado, seguida de sessões de comunicações orais e em painel.

Organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH), em parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESA/IPS), com o apoio do Centro Nacional de Exposições (CNEMA), o VIII Simpósio Nacional de Olivicultura pretende promover a discussão e a cooperação entre investigadores, técnicos, agricultores, estudantes, exportadores, políticos e outros agentes do setor para uma troca de experiências que contribua para o aumento da rentabilidade e sustentabilidade da indústria olivícola.

«No atual quadro, revelador do dinamismo da fileira, é expectável que ao Simpósio sejam presentes comunicações de diversos agentes, contribuindo, nomeadamente, para a divulgação do como melhor produzir através da utilização de boas práticas, quer no olival, quer no lagar, cuja otimização contribuirá para a obtenção de produtos de elevada qualidade, a menores custos, respeitando, simultaneamente, o ambiente. De igual modo, a colocação no mercado dos produtos do olival é um tema aliciante que se espera venha a ser devidamente tratado neste Simpósio, para o qual se convidam todos os interessados», afirmam Pedro Jordão, investigador do INIAV, e Nuno Rodrigues, membro da direção da APH, que presidem à Comissão Organizadora do evento.

Para mais informação: aqui

Comente este artigo
Anterior ADP Fertilizantes participa na 5ª edição do AGROIN - 18 Abril 2018 - Lisboa
Próximo Azeite do Alentejo traz chefs e críticos internacionais à região

Artigos relacionados

Nacional

Capoulas Santos aprova a recuperação de 5 regadios tradicionais na Região Norte

[Fonte: Agricultura e Mar]
O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, homologou os projectos de recuperação de 5 regadios tradicionais, […]

Nacional

Apenas três municípios se candidataram ao financiamento para limpeza da floresta

[Fonte: Público]

Só três municípios — Sardoal, Baião e Viana do Castelo — apresentaram até ao momento candidaturas à […]

Últimas

PJ detém suspeito de ter ateado fogo florestal em Ourique

[Fonte: Correio da Manhã]

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem por suspeitas de ter ateado um incêndio florestal, […]