Apdea debate agricultura e os desafios societais para o período 20-30

A Apdea — Associação Portuguesa de Economia Agrária, em parceria com o GPP — Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral e o INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, vai realizar o seu IX congresso entre 15 e 18 de Outubro de 2019 em conjunto com o III Encontro Lusófono em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento Rural.

O IX Congresso da Apdea vai dedicar-se ao tema ” Agricultura e os desafios societais para o período 20-30″, com o evento a realizar-se em Lisboa e Oeiras.

O objectivo deste encontro é discutir os desafios societais para o período 20-30 a nível da agricultura, alimentação, ambiente e território.

Participação

A Apdea convida à participação neste evento através da submissão de resumos de trabalhos nas diversas áreas disciplinares e nos diferentes temas, encorajando os jovens investigadores a apresentarem os seus trabalhos, alargando assim o debate que será importante no presente e nas decisões do futuro da agricultura.

Temas em debate

Os tópicos para submissão serão abrangentes, a pensar no carácter multidisciplinar e lusófono do congresso, prevendo-se títulos como:

  • Novas tecnologias e inovação
  • Alterações climáticas e smart farming
  • Modos de produção e serviços do ecossistema
  • Mercados e competitividade
  • Investigação e Valorização do conhecimento
  • Sistemas agroflorestais e desenvolvimento territorial
  • Ambiente e recursos naturais
  • Agro-negócio e economia verde
  • Segurança alimentar, consumo e cadeias de valor.

Prémios

A organização irá atribuir prémios (monetários) para o melhor paper, melhor paper junior e melhor poster. Também está a preparar um special issue com os melhores papers.

Inscrições aqui.

Pode consultar o programa provisório aqui.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Já há empresas com apoios aprovados à inovação produtiva com a ajuda da banca
Próximo Seca: Agricultores do Baixo Alentejo reclamam medidas excecionais

Artigos relacionados

Últimas

Covid-19. Alemanha proíbe entrada de trabalhadores sazonais estrangeiros no país

A Alemanha recebe anualmente cerca de 300 mil trabalhadores sazonais estrangeiros para o setor agrícola, a grande maioria é proveniente da […]

Nacional

Câmara da Horta recolhe 70 toneladas de plásticos agrícolas no Concelho

Em 2019 a Câmara Municipal da Horta recolheu e entregou no Centro de Processamento de Resíduos cerca de 70 toneladas de plásticos agrícolas no […]

Nacional

Câmara Municipal de Mirandela adere ao Programa Cheque Veterinário

A Câmara Municipal de Mirandela aderiu ao Programa Cheque Veterinário. Com os objectivos de promoção da saúde pública, do bem-estar animal, […]