“Açores são um bom exemplo em matéria de segurança alimentar”

“Açores são um bom exemplo em matéria de segurança alimentar”

[Fonte: Açoriano Oriental]

O secretário regional da Agricultura e Florestas afirmou, em Lisboa, que os Açores são um “bom exemplo” em matéria de segurança alimentar, uma área estratégica onde tem sido realizado um grande investimento público ao nível infraestrutural, mas também formativo e de qualificação dos agentes do setor.

João Ponte, que marcou presença na primeira reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSANP), recordou o investimento, na atual legislatura, de 15 milhões de euros na modernização da rede regional de abate, a aposta na certificação dos matadouros e na modernização das agroindústrias, bem como a oferta formativa com o objetivo de qualificar e dotar de mais competências os agricultores e os técnicos na área da aplicação de fitofarmacêuticos na agricultura.

Segundo nota de imprensa, o governante apontou também o papel fundamental do Laboratório Regional de Veterinária ao nível da implementação de planos obrigatórios de vigilância, da sanidade, da segurança e da higiene alimentar, tendo realizado, em 2018, mais de 1,2 milhões de análises.

João Ponte destacou ainda o potencial que os Açores têm para a produção de produtos biológicos, considerados mais saudáveis, apontando o Plano Estratégico para a Produção em Modo Biológico e os projetos que já estão em curso na Região na área do leite e da carne, para além da produção de hortícolas e frutícolas.

Comente este artigo

O artigo "Açores são um bom exemplo em matéria de segurança alimentar" foi publicado originalmente em Açoriano Oriental.

Anterior Vinho dos mortos: tradição portuguesa renasce em vinícola brasileira
Próximo Projecto de integração social através da viticultura

Artigos relacionados

Nacional

Mais de 300 bombeiros e 10 meios aéreos combatem chamas em Tomar

[Fonte: Rádio Renascença]

Um incêndio florestal deflagrou este sábado, pelas 16h10, em Tomar, no distrito de Santarém, mobilizando mais de 300 bombeiros, apoiados por 91 veículos e 10 meios aéreos, segundo informação da Proteção Civil.
Pelas 18h53, o combate às chamas estava a ser assegurado por “336 operacionais”, […]

Últimas

6.ª Acção de Demonstração do Grupo Operacional CompetitiveSouthBerries dedicada à framboesa

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]
Home Agenda 6.ª Acção de Demonstração do Grupo Operacional CompetitiveSouthBerries dedicada à framboesa

Agenda, Destaque Agenda

Na tarde de 9 de Maio, […]

Nacional

FENAREG apresentou estratégia de longo prazo para o regadio em Portugal ao Ministro da Agricultura na FNA

[Fonte: Gazeta Rural]

A FENAREG apresentou a 14 de Junho, na Feira Nacional de Agricultura, uma proposta de estratégia para as políticas públicas de regadio até 2050, estimando que será necessário investir 1.700 milhões de euros no período 2021-2027 para modernizar o regadio nacional. […]