ANPOC e parceiros organizam Dia da LVR virtual e apresentam a Agenda de Inovação CEREALTECH

ANPOC e parceiros organizam Dia da LVR virtual e apresentam a Agenda de Inovação CEREALTECH

A Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC) organizou hoje, juntamente com o INIAV e o IPBeja, o Dia da LVR que contou com a presença e participação de Sua Exa. a Ministra da Agricultura.

A LVR – sigla de Lista de Variedades Recomendadas – é uma iniciativa de fileira (produção, investigação e indústria) que visa a identificação das variedades de cereais que melhor se adaptam às principais zonas produtoras de cereais em Portugal e que melhor servem os interesses de todos os intervenientes da fileira. Estas recomendações conduzem assim à produção de lotes homogéneos e de maior dimensão, de elevada qualidade e perfeitamente adaptados às necessidades de transformação da indústria.

O Dia da LVR é, por sua vez, o evento anual em que a fileira apresenta as variedades de trigo em estudo e, simultaneamente, descreve o modo como os ensaios do ano estão a decorrer.

Este Dia da LVR coincide, tradicionalmente, com o Dia do Agricultor. Este ano, pelas vicissitudes que todos conhecemos, a ANPOC e os seus parceiros da Investigação, não querendo abdicar do evento, optaram por fazer este Dia da LVR de forma virtual, trazendo para “dentro de casa” os ensaios que estão a decorrer em campo.

Em paralelo, a ANPOC e os seus parceiros do Centro Nacional de Competências dos Cereais praganosos, Oleaginosas e Proteaginosas (CEREALTECH), onde também se incluem o INIAV e o IPBeja, aproveitaram o momento para apresentar a sua Agenda de Inovação, agenda esta que resulta de um trabalho consistente de identificação das necessidades de inovação do setor, tendo reunido contributos de toda a fileira.

De acordo com José Pereira Palha, Presidente da ANPOC, «quisemos transformar a impossibilidade de fazer um verdadeiro dia de campo numa oportunidade: através do formato webinar conseguimos chegar a um público mais vasto e demos a conhecer de forma generalizada, mas sem perder a essência do dia, o importantíssimo trabalho de fileira que é desenvolvido com a LVR, ano após ano. Por seu lado, e por resultar, também, de um enorme esforço conjunto de identificação dos objetivos e respetivas metas de inovação do setor, fazia todo o sentido incluir neste dia a apresentação da Agenda de Inovação. Neste contexto de transferência de conhecimento e inovação, temas estratégicos para o setor agrícola, foi um privilégio termos contado com a presença e apoio da Senhora Ministra da Agricultura.»

Para acesso aos filmes LVR 2020: https://www.youtube.com/channel/UCLgyLSSmGuneVDdJgz-E6vg

Para acesso à Agenda de Inovação: https://www.cerealtech.pt/wp-content/uploads/2020/05/AgendaInovacao_CEREALTECH.pdf

+ LVR + Qualidade e Valorização + Inovação

Comente este artigo
Anterior Eurodeputados exigem apoio para produtores de vinho, frutas e legumes da UE
Próximo Delimitados 13 concelhos do norte para travar bactéria Xylella fastidiosa

Artigos relacionados

Sugeridas

Chemical-free pest control tools on the way thanks to novel gene silencing strategy

[Fonte: GLP] In insects, rapidly evolving primary sex-determining signals are transduced by a conserved regulatory module controlling sexual differentiation. […]

Últimas

Vinalda distribui vinhos da Quinta Vale D’Aldeia

A partir de 1 de junho de 2019, a Quinta Vale D’Aldeia, situada na Mêda, vai juntar-se ao portefólio da Vinalda, […]

Eventos

CANCELADO – XII Congresso Ibérico sobre Recursos Genéticos Animais -SPREGA 2020 – 15 a 17 de outubro – Vila Real

A Sociedade Portuguesa de Recursos Genéticos Animais (SPREGA) e a Sociedade Espanhola para os Recursos Genéticos Animais (SERGA), com o […]