ANPOC e parceiros organizam Dia da LVR virtual e apresentam a Agenda de Inovação CEREALTECH

ANPOC e parceiros organizam Dia da LVR virtual e apresentam a Agenda de Inovação CEREALTECH

A Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC) organizou hoje, juntamente com o INIAV e o IPBeja, o Dia da LVR que contou com a presença e participação de Sua Exa. a Ministra da Agricultura.

A LVR – sigla de Lista de Variedades Recomendadas – é uma iniciativa de fileira (produção, investigação e indústria) que visa a identificação das variedades de cereais que melhor se adaptam às principais zonas produtoras de cereais em Portugal e que melhor servem os interesses de todos os intervenientes da fileira. Estas recomendações conduzem assim à produção de lotes homogéneos e de maior dimensão, de elevada qualidade e perfeitamente adaptados às necessidades de transformação da indústria.

O Dia da LVR é, por sua vez, o evento anual em que a fileira apresenta as variedades de trigo em estudo e, simultaneamente, descreve o modo como os ensaios do ano estão a decorrer.

Este Dia da LVR coincide, tradicionalmente, com o Dia do Agricultor. Este ano, pelas vicissitudes que todos conhecemos, a ANPOC e os seus parceiros da Investigação, não querendo abdicar do evento, optaram por fazer este Dia da LVR de forma virtual, trazendo para “dentro de casa” os ensaios que estão a decorrer em campo.

Em paralelo, a ANPOC e os seus parceiros do Centro Nacional de Competências dos Cereais praganosos, Oleaginosas e Proteaginosas (CEREALTECH), onde também se incluem o INIAV e o IPBeja, aproveitaram o momento para apresentar a sua Agenda de Inovação, agenda esta que resulta de um trabalho consistente de identificação das necessidades de inovação do setor, tendo reunido contributos de toda a fileira.

De acordo com José Pereira Palha, Presidente da ANPOC, «quisemos transformar a impossibilidade de fazer um verdadeiro dia de campo numa oportunidade: através do formato webinar conseguimos chegar a um público mais vasto e demos a conhecer de forma generalizada, mas sem perder a essência do dia, o importantíssimo trabalho de fileira que é desenvolvido com a LVR, ano após ano. Por seu lado, e por resultar, também, de um enorme esforço conjunto de identificação dos objetivos e respetivas metas de inovação do setor, fazia todo o sentido incluir neste dia a apresentação da Agenda de Inovação. Neste contexto de transferência de conhecimento e inovação, temas estratégicos para o setor agrícola, foi um privilégio termos contado com a presença e apoio da Senhora Ministra da Agricultura.»

Para acesso aos filmes LVR 2020: https://www.youtube.com/channel/UCLgyLSSmGuneVDdJgz-E6vg

Para acesso à Agenda de Inovação: https://www.cerealtech.pt/wp-content/uploads/2020/05/AgendaInovacao_CEREALTECH.pdf

+ LVR + Qualidade e Valorização + Inovação

Comente este artigo
Anterior Eurodeputados exigem apoio para produtores de vinho, frutas e legumes da UE
Próximo Delimitados 13 concelhos do norte para travar bactéria Xylella fastidiosa

Artigos relacionados

Comunicados

FOOD CHAIN, NUTRITION AND WELLBEING.

FICHE
FOOD CHAIN, NUTRITION AND WELLBEING.
The European food chain is facing a big challenge, which is to find a harmonious and positive relationship between diet and health. […]

Comunicados

Seguro de proteção de rendimento para produtores de batata

O primeiro seguro de rendimento em Portugal é lançado esta 4ª feira, na Agroglobal, cobrindo os riscos de preços e produtividade. Assim, quando a produção ou os preços caem, a seguradora […]