A Deputada ao Parlamento Europeu do CDS-PP, Ana Miguel Pedro, enviou uma carta à Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacando a urgente necessidade de abordar a gestão da água na Europa.
Esta missiva contou com a subscrição do Eurodeputado Paulo Nascimento Cabral, do PSD, da Eurodeputada e ex-Ministra Regional da Agricultura, Pecuária, Pescas e Desenvolvimento Sustentável da Andaluzia, Carmen Díaz e do Eurodeputado Juan Ignacio Zoido, ambos do Partido Popular.
Neste início de mandato, a Eurodeputada sublinha a importância dos recursos hídricos para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para a garantia da prosperidade e da competitividade da União Europeia.
A Europa enfrenta uma crise hídrica severa, designadamente os países do Sul, como Portugal e Espanha, sofrendo de escassez de água devido a secas prolongadas e eventos meteorológicos extremos cada vez mais frequentes. “A cada verão, o problema da escassez de água torna-se mais premente, e combatê-lo deve ser um objetivo europeu a diferentes níveis: recolha, retenção e gestão sustentável,” destaca a Eurodeputada do CDS-PP.
A referida carta sublinha que a falta de recursos hídricos adequados põe em risco a autonomia alimentar da Europa, essencial para a soberania alimentar do continente. “Apelamos à Comissão Europeia que tome medidas decisivas para priorizar a gestão da água no próximo mandato. A escassez de água também compromete a renovação geracional, especialmente no setor agrícola, prejudicando as perspetivas e o bem-estar das gerações futuras” reforça Ana Miguel Pedro.
Por fim, é solicitado à Comissão para que utilize eficazmente os fundos disponíveis da UE para enfrentar a crise hídrica e construir um futuro resiliente e sustentável para todos os europeus.
Fonte: Ana Miguel Pedro, Eurodeputada, chefe de delegação do CDS-PP no Parlamento Europeu Partido Popular Europeu (PPE)