As turmas vencedoras da “Volta a Portugal em Fruta”, iniciativa do Centro de Frutologia Compal, foram a 3B da Escola Básica Ana de Castro Osório, de Mangualde, e a C13 da Escola Básica do Bonfim, na Guarda. Os vencedores foram decididos através de votação na página da Compal no Facebook e os prémios foram entregues ontem, 13 de Fevereiro, em acções que incluíram a apresentação de «diversas actividades performativas sobre a fruta e a sua importância na alimentação».
O principal objectivo desta competição é «valorizar as frutas DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida) de Portugal e reforçar a importância do consumo de fruta numa alimentação equilibrada». A “Volta a Portugal em Fruta” envolveu mais de 60 escolas do ensino básico, de 23 concelhos das regiões demarcadas com fruta DOP e IGP em Portugal.
A iniciativa esteve centrada no “Mapa das Frutas de Portugal” e em diversos materiais multimédia lúdico-didácticos, incluindo ainda o desafio lançado às turmas de apresentarem, na página da Compal no Facebook, «um projecto criativo que conta numa fotografia uma história com fruta das regiões DOP e IGP» – que podem ser consultados aqui. O Mapa das Frutas de Portugal, onde estão representadas as frutas DOP e IGP no território nacional, foi criado pelo Centro de Frutologia Compal em parceria com o Centro de Informação Geoespacial do Exército e com o apoio da Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Dgadr) e da Associação Portuguesa de Nutrição (APN).
Na fotografia de abertura está o trabalho da turma 3B da Escola Básica Ana de Castro Osório, de Mangualde.