Produção total de fibras celulósicas atingiu as 781,3 mil toneladas nos primeiros nove meses de 2023. Vendas ascenderam a 810,4 mil toneladas.
Num contexto de destocking na Europa, apesar da maior procura da China, as receitas totais do Grupo Altri cifraram-se em 601,0 milhões de euros, um decréscimo de 25,4% face ao período homólogo, em resultado da quebra dos preços. O EBITDA atingiu os 97,5 milhões.
Apesar do mercado europeu e o norte-americano continuarem a demonstrar algum abrandamento, assiste-se a uma forte procura da China. Os sucessivos aumentos de preços no mercado chinês estão a ter impacto positivo nos preços na Europa, reforçando a perspetiva positiva para os últimos meses deste ano e para 2024.
Resultado líquido do Grupo Altri reduziu-se em 76%, face ao período homólogo, para os 28,2 milhões de euros no final dos primeiros nove meses de 2023.
Investimento acelerou para 51,6 milhões de euros, com destaque para a nova caldeira de biomassa, em fase de últimos testes, que irá tornar a Caima a primeira unidade industrial de fibras celulósicas da Península Ibérica, e uma das primeiras da Europa, a operar 100% livre de combustíveis fósseis.
O Grupo continua a desenvolver o projeto Gama com a intenção de tomar uma decisão final de investimento no curto prazo.
MENSAGEM DO CEO
O mercado das fibras celulósicas atravessa, em 2023, um ajustamento no seu ciclo, com inevitáveis impactos face à tendência seguida nos últimos anos. Menor procura leva invariavelmente a preços mais baixos, num contexto inflacionista que, obviamente, tem tido impacto nos players deste setor.
Mesmo perante este contexto desafiante, o Grupo Altri chega ao final dos primeiros nove meses com níveis de produção elevados, superando as 780 mil toneladas de fibras celulósicas, e com vendas que excedem as 810 mil toneladas. Ao longo do ano temos tido um enfoque muito acentuado nos nossos custos operacionais, que têm apresentado um decréscimo consecutivo ao longo dos vários trimestres. Estes são números que traduzem a solidez da nossa capacidade operacional assim como agilidade necessária na frente comercial.
Apesar do mercado europeu e o norte-americano continuarem a demonstrar algum abrandamento da procura, estamos a assistir a uma forte recuperação na Ásia, nomeadamente na China. Esta maior procura, tem levado recentemente a sucessivos aumentos de preços na China, com impacto positivo também nos preços na Europa. Chegamos, assim, aos últimos meses do ano com uma perspetiva mais positiva, tanto para o próximo trimestre, como para 2024.
No Grupo Altri, temos como lema “Valor com Fibra”. E fazemos-lhe jus, continuando a trabalhar na otimização dos custos, trimestre após trimestre. Importante também nesse sentido será a conclusão do projeto “Caima Go Green”, atualmente em fase final de testes, que permitirá à Caima ser a primeira das três unidades industriais do Grupo Altri, e a primeira da indústria na Península Ibérica, 100% livre de combustíveis fósseis.
Este é um dos projetos mais importantes para o Grupo na prossecução dos seus vetores de Sustentabilidade, a que se junta o projeto Gama, que continuamos a desenvolver, com a intenção de tomar uma decisão final de investimento a curto prazo. Este projeto, que prevê a construção de uma nova unidade industrial de produção de pasta solúvel e fibras têxteis sustentáveis, na Galiza, permitirá ao Grupo Altri contribuir, de forma decisiva, para a descarbonização da indústria têxtil.
José Soares de Pina
CEO da Altri
DESTAQUES OPERACIONAIS
A procura por fibras celulósicas aumentou nos primeiros nove meses de 2023, com a procura por pasta Hardwood a apresentar uma evolução mais positiva (6,1%). A China e o resto da Ásia/África destacaram-se pela positiva, compensando o efeito de destocking no mercado europeu e no norte-americano.
Fruto da tendência global de destocking na cadeia de valor da indústria de pasta e papel em geral, o nível de stocks nos Portos Europeus aumentou, mas encontra-se já em linha com os valores históricos médios. Assistiu-se, contudo, a um impacto nos preços das fibras curtas (BHKP) que chegaram ao final do terceiro trimestre nos 809 dólares/tonelada.
Indicadores Operacionais (primeiros nove meses)
O Grupo Altri, através da Biotek, Caima e Celbi, produziu 781,3 mil toneladas de fibras celulósicas nos primeiros nove meses do ano, uma redução homóloga (-8,3%) em resultado da paragem programada da principal unidade industrial, a Celbi, durante o primeiro trimestre. No terceiro trimestre, a produção atingiu as 261,6 mil toneladas, um decréscimo face ao trimestre homólogo.
As vendas no acumulado do ano recuaram -6,1% em termos homólogos, mas recuperaram em relação ao primeiro semestre, reforçando o sentimento de que o processo de destocking na cadeia estará essencialmente concluído. No terceiro trimestre, o volume de vendas de pasta ascendeu a 284,8 mil toneladas, um crescimento de 3,9% face ao trimestre anterior e um acréscimo igual (3,9%) em termos homólogos. Esta é a consequência de uma estratégia comercial mais ativa diversificando alguns destinos de comercialização e clientes.
Indicadores Operacionais (terceiro trimestre)
DESTAQUES FINANCEIROS
As receitas totais do Grupo Altri atingiram os 601,0 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2023, um decréscimo homólogo de 25,4% atribuível a uma rápida evolução negativa dos preços da pasta Hardwood. No terceiro trimestre, as receitas apresentaram uma redução de 38,6% em termos homólogos, mas uma quebra de 13,6% face ao trimestre anterior, para alcançarem os 174,4 milhões de euros.
Desde o início de 2023 que assistimos a uma redução dos principais custos variáveis. Esta redução é devido essencialmente à normalização dos preços de eletricidade e gás natural, consequente redução do preço dos químicos, descida dos fretes marítimos e menor procura de madeira por outros setores.
Apesar da evolução favorável ao nível dos custos, esta não foi suficiente para fazer face à redução de preços no mercado, acabando por levar a uma evolução negativa ao nível do EBITDA. No acumulado do ano, o EBITDA atingiu os 97,5 milhões de euros, enquanto a margem de EBITDA reduziu-se para 16,2% (uma quebra de 11,5 pontos percentuais).
Demonstração dos resultados dos primeiros nove meses
1 Outros: inclui essencialmente i) venda de biomassa e prestação de serviços de operação e manutenção às centrais de biomassa da Greenvolt em Portugal e ii) venda de Energia Elétrica (cogeração) relacionada com o processo de produção de fibras celulósicas. 2 Atribuível aos detentores de capital próprio da empresa-mãe.
Neste sentido, o resultado líquido das operações continuadas do Grupo Altri atingiu os 28,2 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2023, um decréscimo de 76,0% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
INVESTIMENTO
O investimento líquido realizado pelo Grupo Altri durante os primeiros nove meses de 2023 atingiu os 51,6 milhões de euros, o que compara com 34,8 milhões no período homólogo, onde se incluem cerca de 28,1 milhões relacionados com a nova caldeira de biomassa (considerando a nova turbina) para a unidade industrial Caima.
Apesar do aumento do investimento, a dívida líquida do Grupo Altri encolheu para 391,4 milhões de euros, o que equivale a um rácio de Dívida Líquida/EBITDA LTM de 2,2x. A redução do nível de dívida durante o terceiro trimestre é justificada maioritariamente por melhorias de eficiência ao nível do fundo de maneio.
SUSTENTABILIDADE
A Altri definiu quatro vetores estratégicos que centram a sua atividade e os seus futuros investimentos:
- Valorizar as Pessoas
- Desenvolver e Valorizar a Floresta
- Apostar na Excelência Operacional e na Inovação Tecnológica
- Afirmar a Sustentabilidade Como Fator de Competitividade
Com base nesta estratégia, foram identificados os principais objetivos de sustentabilidade, alinhados com os ODS das Nações Unidas e com as expectativas dos nossos stakeholders, resultando na definição do “Compromisso 2030” do Grupo Altri. Todos os trimestres há avanços neste sentido, dos quais destacamos:
· O Grupo Altri concluiu o projeto de remodelação do tratamento secundário de efluentes da ETARi (Estação de Tratamento de Águas Residuais industriais) da Celbi. Os resultados da implementação deste projeto deverão contribuir positivamente para os objetivos relacionados com a água do “Compromisso 2030”, nomeadamente ao nível dos consumos e da melhoria da qualidade do efluente;
· “Caima Go Green”. O investimento na nova caldeira de biomassa, em fase de últimos testes, irá tornar a Caima a primeira unidade industrial de fibras celulósicas da Península Ibérica, e uma das primeiras da Europa, a operar 100% livre de combustíveis fósseis. É um excelente exemplo de descarbonização e inovação numa perspetiva de economia circular, contribuindo para o compromisso do Grupo Altri de “Criar um mundo + renovável”;
· O Grupo Altri participou no Business & Human Rights Accelerator do Pacto Global das Nações Unidas. A participação neste programa irá nos permitir identificar, encontrar formas de diagnosticar, prevenir e mitigar potenciais impactos sobre os direitos humanos das nossas operações e na cadeia de valor.
A procura global por fibras celulósicas apresentou um crescimento homólogo de 2,6%, sendo que a procura por pasta Hardwood apresentou uma evolução mais positiva, registando um acréscimo de 6,1%. Em termos regionais, neste mercado onde o Grupo Altri tem uma posição predominante, destacamos positivamente a China (+26,5%) e o resto da Ásia/Africa (+6,4%) que permitiu compensar a quebra no mercado europeu. Como consequência do destocking, registou-se um decréscimo significativo de -19,3% na Europa Ocidental e -9,6% na Europa de Leste. A América do Norte apresentou uma evolução negativa de -1,0% até setembro de 2023.
Procura global por região
Fonte: PPPC (World Chemical Market Pulp Global 100 Report – September 2023).
Um dos fatores relevantes para confirmar o equilíbrio da procura e oferta de pasta no mercado europeu é o nível de stocks nos Portos Europeus. Dada a tendência global de destocking na cadeia de valor da indústria de pasta e papel em geral, o nível de stocks nos Portos Europeus registou um aumento durante o primeiro semestre de 2023 para níveis acima das médias históricas. Essa tendência já se inverteu, tendo terminado o terceiro trimestre com valores em linha com os valores históricos médios.
O preço da pasta (BHKP) na Europa continuou a registar um decréscimo, terminando o trimestre em 809 dólares/tonelada, com o preço médio do terceiro trimestre a fixar-se nos 835 dólares/tonelada.
Esta redução de preços em 2023 tem sido consequência da normalização das cadeias de valor depois de um 2022 com várias limitações ao nível da oferta e de dificuldades logísticas, ao qual acresceram aumentos significativos na capacidade de pasta Hardwood já em 2023, com origem na América Latina. Durante o terceiro trimestre já assistimos a uma recuperação dos preços no mercado chinês, dada a forte aceleração da procura neste mercado.
Evolução do Preço da Pasta BHKP na Europa (2018 ao 3T23)
Fonte: FOEX
A procura global por pasta solúvel (DP) aumentou 5,8% nos oito primeiros meses do ano, de acordo com a Numera Analytics (Global DP Demand Report – September 2023). Esta evolução traduz alguma recuperação da procura no setor têxtil, depois do abrandamento verificado no final de 2022. Relembramos que a DP é direcionada essencialmente para o uso têxtil e usada principalmente na Ásia, região que absorve cerca de 85% da procura, assistindo-se a um aumento da procura de 8,7% na China enquanto na Ásia cresce cerca de 5,7%. O mercado de DP apresentou um aumento de preços no terceiro trimestre, com o valor por tonelada a ascender a 850 dólares.
UM PRODUTOR EUROPEU DE REFERÊNCIA
A Altri é um produtor europeu de referência de fibras celulósicas. Para além da produção de fibras celulósicas, o Grupo está também presente no setor de energias renováveis de base florestal, nomeadamente a cogeração industrial através de licor negro. A estratégia florestal assenta no aproveitamento integral de todos os componentes disponibilizados pela floresta: fibras celulósicas, licor negro e resíduos florestais.
Atualmente, a Altri gere cerca de 90,4 mil hectares de floresta em Portugal, integralmente certificada pelo Forest Stewardship Council ® (FSC® C004615) e pelo Programme for the Endorsement of Forest Certification TM (PEFCTM), dois dos mais reconhecidos mecanismos de certificação florestal a nível mundial.
O Grupo Altri detém três fábricas de fibras celulósicas em Portugal, com uma capacidade instalada que, em 2022, superou 1,1 milhões de toneladas/ano de fibras celulósicas.
PERSPETIVAS
- 2023 tem sido um ano de ajustamento do ciclo do mercado de pasta global, com o regresso da China a uma dinâmica positiva e com a Europa e América do Norte a voltarem a consumos mais estáveis apesar da tendência decrescente de procura para o segmento de uso final de Impressão & Escrita e do crescimento sustentado em Tissue.
- A procura de pasta Hardwood no mercado chinês tem aumentado ao longo de 2023, estando a crescer 26,5%, mas foi necessário os preços atingirem níveis abaixo do cash cost de muitos produtores integrados chineses para esse aumento de procura ser reativado. Este aumento da procura, do lado da China, está a ser especialmente relevante, dado o acréscimo da oferta global de pasta no mercado em 2023. É expectável que esse dinamismo possa continuar na parte final de 2023.
- No mercado europeu, o efeito de destocking ao longo da cadeia de valor da indústria de pasta e papel, verificado desde o final de 2022, acabou por demorar mais do que inicialmente previsto. Na parte final do ano de 2023 estamos a sentir uma procura mais dinâmica na Europa, indiciando uma normalização do nível de stocks junto dos papeleiros. O fato da pressão nos preços de muitos tipos de papel para Impressão & Escrita (I&E) ter sido menor que a pressão sentida nos preços da pasta poderá ser uma boa indicação relativamente à procura real do segmento I&E para um futuro próximo. Adicionalmente, continuamos a ver uma resiliência positiva por parte do segmento de Tissue. Continuaremos a procurar as melhores soluções comerciais, de forma a maximizar os resultados atingidos em termos de níveis de vendas.
- O preço da pasta Hardwood (BHKP) na Europa tem seguido a tendência global de descida, tendo atingido o mínimo de 800 dólares por tonelada a meio de agosto. No final do terceiro trimestre, o preço era de cerca de 809 dólares, apesar de já termos assistido a anúncios de aumentos de preços na Europa para níveis de 850 dólares em setembro, que acabaram por ser verificados no mês de outubro. A melhoria no nível de procura, motivado especialmente pelo mercado asiático, já levou ao anúncio de mais dois aumentos de preços na Europa, para 900 dólares em outubro e 980 dólares em novembro. Acreditamos no sucesso da implementação deste novo nível de preços, o que levará a uma melhoria de rentabilidade do Grupo Altri no último trimestre de 2023. A Pasta Solúvel, (DP), com uma correlação maior com o mercado têxtil, apresentou níveis de procura consolidada no terceiro trimestre. Acreditamos que o nível de preços de DP se mantenha estável ou com tendência de subida até ao final de 2023.
- Em termos de produção, depois da paragem programada daquela que é a maior unidade industrial, a Celbi, durante o mês de março, seguiu-se a paragem da Biotek, sendo que o Grupo Altri tem agendada a paragem para manutenção da Caima durante este mês de novembro.
- Após um ano de 2022, em que os principais custos variáveis registaram uma inflação generalizada, conseguimos em 2023 uma reversão dessa tendência, estando já no terceiro trimestre consecutivo de redução do nível de cash cost. O Grupo Altri continua a trabalhar no sentido de manter esta tendência de redução dos custos nos próximos trimestres.
- Em relação ao projeto Gama, na Galiza, o Grupo Altri tem a intenção de anunciar a decisão final de investimento a curto prazo. O Grupo continua a trabalhar nas várias frentes para a tomada de decisão, nomeadamente no estudo de impacto ambiental, projeto de engenharia, viabilidade económica, estrutura de financiamento e acesso a fundos da UE (União Europeia). De notar que o projeto Gama decorre de um Memorando de Entendimento (MdE) assinado com a Impulsa, um consórcio público-privado da Comunidade Autónoma da Galiza, para estudar em exclusivo a construção de uma unidade industrial de raiz, com uma capacidade produtiva anual de 200.000 toneladas de pasta solúvel e 60.000 toneladas de fibras têxteis sustentáveis.
Fonte: Altri