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– 18-04-2009 |
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Alimentaria Lisboa 2009 manteve n�mero de participantes mas reduziu área devido � criseO sector agro-alimentar está a crescer e a feira Alimentaria Lisboa 2009 manteve o n�mero de empresas participantes, mas a crise econ�mica reflecte-se na área ocupada, que desceu face � anterior edição, afirmou o respons�vel da FIL. Em declarações � agência Lusa, o director-geral da Feira Internacional de Lisboa (FIL), Javier Galiana, avanãou que "o n�mero de expositores [mil], manteve-se face � anterior edição da Alimentaria, mas os 32 mil metros quadrados ocupados representam uma redu��o de cerca de 15 por cento". "O sector agro-alimentar está em crescimento", uma tend�ncia seguida, por exemplo pela área da carne, pesca e aquicultura", referiu. O respons�vel faz questáo de real�ar que a quebra da área ocupada, "devido � crise", � menos acentuada que aquela registada nas feiras deste sector, principalmente europeias, onde atinge 35 a 40 por cento. A Alimentaria Lisboa, que segundo a organiza��o � o maior sal�o alimentar e de bebidas da Pen�nsula Ib�rica, inicia-se no domingo e decorre até quarta-feira, na FIL. As estimativas referidas por Javier Galiana referem que a Alimentaria � "ponto de partida" para a concretização de neg�cios entre expositores e visitantes de cerca de 175 milhões de euros, com um impacto de 7,5 milhões de euros na actividade econ�mica de Lisboa. H� ainda a contabilizar a "exposi��o medi�tica da cidade e do país na imprensa nacional e estrangeira que valoriza a agro-ind�stria e outros sectores econ�micos estratégicos como o turismo", salienta um comunicado da organiza��o da Alimentaria. A feira dever� receber 36 mil profissionais, de 32 países, com mais de duas mil marcas de produtos t�o variados como �gua, cerveja, vinho, azeite, congelados, carne, pastelaria, mas Também equipamentos, tecnologias ou embalagem para a ind�stria do ramo alimentar. Entre os países "compradores" na feira estáo os PALOP e europeus, mas Também EUA, Jap�o, norte de �frica e �frica do Sul ou Am�rica do Sul, especificou Javier Galiana. O director-geral da FIL frisou que a Alimentaria � um projecto em evolu��o e a edição de 2009 j� integra altera��es como a aposta em algumas áreas. Este ano, a escolha foi para os sectores dos vinhos e restaura��o. Por outro lado, Javier Galiana salientou a "redobrada aten��o aos pequenos compradores", ou seja, �s lojas de menores dimens�es que não estáo integradas em centrais de compras, de modo a "dar resposta �s necessidades de todos", no sector. O director-geral da FIL lembrou que, actualmente, a área da alimenta��o "apresenta uma cada vez maior concentra��o na grande distribui��o". Na edição de 2009 da Alimentaria, os "produtos de grande consumo" estáo em relevo em termos de presença, e o respons�vel exemplifica com os casos da carne e derivados, dos produtos l�cteos, dos congelados e conservas. Javier Galiana disse que o sector agro-alimentar representa oito por cento do Produto Interno Bruto (PIB) portugu�s e factura cerca de 12,5 mil milhões de euros.
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