A AHSA – Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur tem uma nova Direcção, com o cargo de presidente da Direcção a ser ocupado por Luís Mesquita Dias – em representação da Vitacress Portugal, empresa de que foi director-geral entre 2009 e 2020 e de que é, actualmente, administrador não executivo. Dos novos órgãos sociais fazem também parte Gonçalo Andrade, como vice-presidente, em representação da Lusomorango, e Ferdinand Enthoven, como secretário, em representação da Frestia Portugal.
O mandato da nova Direcção da AHSA terá a duração de um ano, até à realização de novas eleições. Segundo um comunicado da AHSA, a nova Direcção estabeleceu, «como principais objectivos deste mandato», um conjunto de «cinco metas para um horizonte de três anos, que serão reavaliadas pelas direcções seguintes». As metas são: «levar a cabo estudos de diagnóstico aprofundado do estado do território; aprofundar os canais de comunicação com as entidades regulatórias e decisórias relevantes; estabelecer um plano de comunicação que contribua para a construção e melhoria da imagem pública da associação; contribuir para a informação contínua dos seus associados; e dotar a associação de meios financeiros e humanos suficientes e sustentáveis, que permitam levar a cabo os objectivos anteriores».
Sobre Luís Mesquita Dias, a AHSA realça que «desempenha, há vários anos, funções na área associativa, tendo sido presidente da FIPA e das associações portuguesa e europeia de Margarinas, entre outras» e que, «actualmente, faz parte da Direcção da Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, da Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca e da Fundação Portuguesa de Cardiologia», sendo também presidente da Direcção da Agrotejo – União Agrícola do Norte do Vale do Tejo e do Conselho Fiscal do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET), bem como membro do Conselho Consultivo do Gain, na AESE Business School, e da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto (ESBUC). O comunicado afirma ainda que Luís Mesquita Dias e «um grande defensor das estratégias de sustentabilidade e responsabilidade social, elegendo o capital humano como principal recurso das organizações, que se empenha em preparar para os desafios actuais e futuros do mundo digital».
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.