“Água não vai faltar aos agricultores, mas poderá vir a faltar mão de obra”

“Água não vai faltar aos agricultores, mas poderá vir a faltar mão de obra”

Em entrevista à RC, Gonçalo Morais Tristão, Presidente do Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR), fala sobre a subida de nível da água na barragem de Lucefécit, exaltando que “nestes tempos difíceis, de vez em quando há boas notícias”.

A barragem de Lucefécit, no concelho do Alandroal, devido à chuva das últimas semanas encheu e, neste momento, “tem praticamente atingido o nível pleno de armazenamento”.

Esta é uma boa notícia para os agricultores, pois segundo Gonçalo Morais Tristão “vamos ter uma campanha de rega garantida e a correr normalmente”.

O Presidente da COTR explica que devido à pandemia COVID-19 alguns setores têm sofrido “prejuízos grandes” como é o caso dos produtores de leite de cabra e ovelha, mas “sobretudo de cabra, porque as queijarias deixaram de comprar pois deixaram de vender queijos aos hotéis ou supermercados”. Fala também do setor das flores, que “sofreu um grande rombo”.

Relativamente ao “panorama em geral”, afirma que desde que “os agricultores cumpram as regras de segurança, a agricultura tem-se feito normalmente”.

No entanto, vê um futuro um pouco mais negativo para este setor devido à “falta de mão de obra quando for necessária, sobretudo nas culturas onde é essencial”.

O artigo foi publicado originalmente em Rádio Campanário.

Comente este artigo
Anterior Pedido Único - CAP reabre atendimento ao público
Próximo Roubados cerca de 500 quilos de morangos em São Pedro Velho

Artigos relacionados

Últimas

Prazo para candidaturas de agricultores a apoios ao investimento termina hoje

Os agricultores do continente têm até hoje para se candidatarem a apoios ao investimento na transformação e comercialização de produtos, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020. […]

Dossiers

Crédito Agrícola patrocina maior Festival de Vinhos da Região de Lisboa

De 13 a 16 de Setembro em Alenquer
Lisboa, 10 de Setembro de 2018 – O Crédito Agrícola volta a ser o patrocinador oficial do Festival Alma do Vinho a decorrer entre 13 e 16 de Setembro, […]

Últimas

Escuteiros plantam 500 árvores na Serra da Estrela

Quinhentas árvores vão ser plantadas, no sábado, 26 de Outubro, no Parque Natural da Serra da Estrela, por escuteiros adultos, no âmbito de um projecto ambiental da associação Fraternidade de Nuno Álvares (FNA). […]